ENERGIAS
Fabricantes procuram visibilidade total sobre as emissões de carbono na cadeia de valor

Fabricantes procuram visibilidade total sobre as emissões de carbono na cadeia de valor

Segundo uma investigação da Schneider Electric com a MIT Technology Review há uma "revolução na sustentabilidade" e que as principais empresas estão a modernizar os processos para permitir a descarbonização

A Schneider Electric estabeleceu uma parceria com a MIT Technology Review com o objetivo a longo prazo de conseguir visibilidade total sobre as emissões de carbono em toda a cadeia de valor. A investigação conjunta, intitulada “Equipment management and sustainability”, revela que os principais fabricantes estão a mudar a sua orientação de modo a tornar a sustentabilidade no objetivo das melhorias dos processos, e não apenas um subproduto de uma gestão responsável dos equipamentos.

O relatório explica que as principais empresas estão a modernizar os processos para permitir a descarbonização. Isto é alcançado através da melhoria das operações dos equipamentos, da redução de resíduos e do fabrico de produtos com utilização menos intensiva de carbono. O relatório sugere que os fabricantes procuram um maior acesso à visibilidade através de análises de dados e cadeias de abastecimento conectadas digitalmente. Adotando os princípios da Indústria 4.0, utilizam sensores e ferramentas de gestão de desempenho para aumentar o fluxo de dados relevantes sobre o carbono/sustentabilidade em todas as operações da empresa.

Por outro lado, as conclusões notam que a tecnologia está também a ser utilizada para desenvolver melhores processos de previsão e reorganizá-los para que sejam mais simples e modulares. Isto permite que os produtores ajustem as linhas de montagem, os processos e as entradas de material para uma calibração mais precisa. Consequentemente, permite uma melhor previsão e um fabrico personalizado “a pedido”. As organizações podem agora utilizar designs virtuais para testar novos modelos de produção sustentável em realidade virtual antes de os submeterem à realidade “física” com utilização intensiva de carbono, tal como acontece com a utilização de gémeos digitais para reduzir a energia nos processos de design de produção.

Adicionalmente, as principais empresas de produção estão a reformular os processos de fabrico para atingirem objetivos de “economia circular”. Muitas vezes, isto envolve um plano de negócios a longo prazo para a gestão de materiais e princípios de fabrico de “design para a sustentabilidade”. Estes incluem construir instalações para desmontar os produtos existentes de forma a fazer melhor utilização das peças suplentes e modelos de custo total de propriedade (TCO, na sua sigla em inglês), ligando a conceção dos produtos a menos processos, consumos mais sustentáveis, e até mesmo à redução da vida útil de produtos fabricados com utilização intensiva de máquinas, para tirar partido das inovações iterativas em eficiência elétrica.

De acordo com este novo relatório, a indústria transformadora está a passar de uma sustentabilidade incidental para uma sustentabilidade intencional. A sustentabilidade deixou de ser uma feliz coincidência; agora, a aclamada combinação de gestão eficiente dos equipamentos com princípios ecológicos bem definidos coloca o setor no caminho para uma descarbonização eficaz a longo prazo”, comentou Frédéric Godemel, EVP of Power Systems & Services da Schneider Electric. 

Acrescenta que “o tempo que temos para nos descarbonizarmos é cada vez mais escasso. Os fabricantes devem acelerar os seus esforços através da utilização otimizada dos dados e das tecnologias digitais, para que a indústria possa contribuir de forma significativa para os objetivos climáticos internacionais quando tal é oportuno”.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.