ENERGIAS
Galp aposta no hidrogénio verde

Galp aposta no hidrogénio verde

A Galp Gás Natural Distribuição reforça o seu compromisso com a transição para uma economia mais verde, juntando-se a outros Operadores da Rede de Distribuição (ORDs) de 13 países de toda a Europa, num novo projeto denominado "Ready4H2" (Ready for Hydrogen).

Neste projeto, lançado oficialmente no dia 20 de outubro 2021 e com duração prevista até março 2022, a GGND compromete-se a trabalhar em conjunto com mais de 60 ORDs europeus, reunindo os conhecimentos e experiências acumuladas em matéria de hidrogénio e criando um entendimento comum sobre como as redes de distribuição de gás podem ajudar a concretizar o enorme potencial de crescimento de utilização de hidrogénio e a alcançar as reduções de carbono associadas a este vetor energético. 

No entender da GGND, "os Operadores da Rede de Distribuição e as suas redes de distribuição de gás têm a chave para desbloquear o potencial de desenvolvimento rápido do hidrogénio. Como principal distribuidor de gás em Portugal, com mais de 13.000 km de rede (a mais recente da Europa) e com mais de 1,1 milhões de clientes ligados, queremos aproveitar ao máximo a capacidade instalada de uma rede que tem características muito favoráveis quando comparada com que se encontra nos restantes países europeus, pelo facto de ser a rede de gás mais recente de toda a Europa. "- realça o CEO da GGND, Gabriel Sousa.

Os ORDs participantes neste projeto pretendem assegurar que o know-how adquirido ao longo desta cooperação seja partilhado em benefício dos decisores políticos da UE e dos diversos estados membros, contribuindo assim, de forma direta, para o desenvolvimento de uma economia que terá no hidrogénio uma solução natural para o futuro energético. O projeto Ready4H2 foi estruturado em três fases, culminando cada uma delas num estudo: 1ª fase - uma recolha dos conhecimentos e experiência dos ORDs sobre projetos e infraestruturas de hidrogénio e respetiva estratégia nacional; 2 fase - uma análise de como podem os ORDs contribuir para a cadeia de valor do hidrogénio e; 3ª fase - um roteiro sobre a contribuição dos ORDs para a criação de uma infraestrutura de distribuição de hidrogénio da Europa.

Nesta fase inicial participam mais de 60 ORDs de toda a Europa, contanto ainda com a participação de 6 organizações na qualidade de observadores, partilhando experiências e melhores práticas, fornecendo assim informação valiosa aos decisores políticos da UE, nomeadamente, para a implementação de um quadro regulatório abrangente, que funcionará em benefício de todos, nesta missão conjunta da neutralidade climática. Além de Portugal, o projeto Ready4H2 conta com empresas e organizações da Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Eslováquia, Espanha e Suécia. O Ready4H2 poderá vir ainda a incluir o contributo de mais países europeus.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.