ENERGIAS
Iberdrola colabora com Schneider Electric em fábrica de hidrogénio verde

Iberdrola colabora com Schneider Electric em fábrica de hidrogénio verde

Iberdrola confia na Schneider Electric para impulsionar eficiência energética na maior fábrica de hidrogénio verde da Europa, em Espanha, permitindo o desenvolvimento do padrão da Iberdrola para as futuras fábricas de hidrogénio verde.

A Schneider Electric anunciou a sua colaboração com a Iberdrola para impulsionar o controlo de processos e de energia das suas fábricas de hidrogénio verde, começando pela fábrica de Puertollano (Espanha). Através desta colaboração, as duas empresas alinham-se para atingir objetivos comuns, como a luta contra as alterações climáticas e a independência energética.

A central de Puertollano é a maior central de hidrogénio verde para utilização industrial da Europa, bem como a primeira de uma rede de centrais estratégicas para promover o hidrogénio em Espanha. O seu hidrogénio verde contribui para a descarbonização do setor primário e das atividades industriais de difícil eletrificação. Dispõe de um dos maiores sistemas de produção de hidrogénio verde por eletrólise do mundo (20 MW), utilizando eletricidade 100% renovável.

A eletricidade é obtida a partir de uma central solar fotovoltaica dedicada de 100 MW e um sistema de baterias de iões de lítio com uma capacidade de armazenamento de 20 MWh, assegurando uma cadeia de valor de emissões zero no processo de produção.

Numa infraestrutura tão estratégica, é especialmente importante conseguir as máximas otimização e eficiência energética. Foi por este motivo que a Iberdrola confiou num conjunto de soluções da Schneider Electric – entre elas, destaca-se o EcoStruxure Process Expert for Aveva System Platform, de última geração, que permite gerir numa mesma plataforma o sistema de controlo de processos e o sistema elétrico, cobrindo todo o ciclo de vida. Este sistema maximiza o controlo e a coordenação dos sistemas de energia na fábrica, aumentando assim o seu desempenho e eficiência energética e operacional. Incorpora três camadas essenciais para um controlo ótimo e eficiente: hardware, software de controlo e operação, e inteligência operacional.

O EcoStruxure Process Expert é ciberseguro desde a conceção, estando em conformidade com a norma IEC 62443, e fornece soluções ao nível da redundância Hot Standby e Safety SIL3, ao nível de hardware e software, e ainda nas múltiplas integrações com as aplicações da fábrica.

A camada de inteligência operacional é desenvolvida sobre o Aveva PI System, e é o alicerce sobre o qual estão a ser desenvolvidas soluções avançadas de análise de dados para dar resposta aos diferentes modelos de negócio exigidos por este setor.

O conjunto de soluções da Schneider Electric para a fábrica de Puertollano permitiu o desenvolvimento do padrão da Iberdrola para as futuras fábricas de hidrogénio verde.

"A colaboração com a Iberdrola é um passo muito importante para os nossos objetivos comuns de combater as alterações climáticas e alcançar a independência energética através de fontes sustentáveis," afirmou Olga García, VP Industrial Automation, Iberia da Schneider Electric. "A central de Puertollano é um projeto estratégico para impulsionar a utilização do hidrogénio em Espanha e contribuir para a descarbonização de setores de difícil eletrificação, e estamos muito orgulhosos de poder acompanhar o nosso cliente neste caminho."

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.