ENERGIAS
IKEA lança móveis integrados com carregamento wireless

IKEA lança móveis integrados com carregamento wireless

A multinacional sueca IKEA revelou que começará a vender no próximo mês de abril não só várias peças de mobiliário e outros artigos que incluem já um sistema de recarregamento sem fios Qi para aparelhos eletrónicos, mas também kits que permitem integrar tal tecnologia em móveis existentes

Embora a Qi não seja a única norma de carregamento sem fios no mercado – e se encontre mesmo em desvantagem face a organizações concorrentes como a A4WP e a PMA, que anunciaram a sua fusão recentemente – está presente numa grande variedade de veículos e de acessórios. A sua maior mais-valia é contudo ser suportada por um número cada vez maior de smartphones.

A nova linha de mesas de secretárias, mesas-de-cabeceira, e candeeiros da IKEA é o resultado do seu acordo com o Wireless Power Consortium (WPC), o organismo por detrás da norma Qi, e visa promover o carregamento cómodo sem fios em habitações e noutros espaços. O referido standard foi concebido para recarregar dispositivos até 4 cm de distância, o que obriga o utilizador a colocar o seu telemóvel num ponto específico do móvel assinalado com o sinal “+”. As especificações do Qi estão atualmente orientadas para dispositivos de baixa potência, mas o WPC está já a trabalhar no desenvolvimento de uma norma com capacidade para fornecer até 2 000 W sem fios. Se o nível de eficiência energética de tal norma se vier a revelar suficientemente elevado, ela poderá ser ideal para o abastecimento de máquinas de cozinha – como batedeiras ou fornos micro-ondas.

Todos os carregadores sem fios vêm com uma entrada USB que pode ser usada para carregar um dispositivo adicional, e a IKEA afirma que vai lançar igualmente um kit com vista à instalação do sistema wireless nos móveis já em casa dos seus clientes. Os móveis dotados com o novos sistema de carregamento terão um custo adicional de 20 euros em relação aos modelos-base, ao passo que o preço dos kits de reconversão terão um preço a partir de 30 euros.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.