ENERGIAS
Intersolar Europe 2017

Intersolar Europe 2017

Com a proliferação das energias renováveis, a integração e gestão inteligentes das fontes de energia renováveis são um tópico cada vez mais relevante – e o foco da Intersolar Europe 2017, principal exposição mundial para a indústria solar e seus parceiros, a decorrer de 31 de maio a 2 de junho em Munique.

 

O sucesso da energia renovável continua ininterrupta em todo o mundo. De acordo com um novo relatório publicado pelo McKinsey Global Institute, a quota global de energia proveniente de fontes renováveis poderia crescer do atual 4% para 36% até 2035. Uma quantidade substancial deste valor irá corresponder à energia solar. De acordo com os valores recentemente publicados pela SolarPower Europe, foram instalados 76 gigawatts de energia solar em 2016 – em contraste com apenas 50GW em 2015. A China e os EUA, em particular, lideraram o crescimento no ano passado, com ambos os países quase a duplicar a sua expansão solar.

À luz do aumento constante da quota de energias renováveis nas redes, a questão de como estas podem ser efetivamente integradas está a tornar-se cada vez mais importantes – a segurança do fornecimento deve ser garantida no novo mundo da energia. As energias renováveis não fornecem a mesma quantidade de energia em todas as horas do dia ou ano, de modo a que a transição energética global precisa de uma infra-estrutura moderna e inteligente, incluindo opções de armazenamento inovadoras para garantir que as quantidades necessárias de energia, calor e combustíveis estejam disponíveis em todos os momentos.

Inteligentemente conectados - investigadores testam as redes de energia do futuro

O Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT) e seus parceiros de projeto – o Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e o Forschungszentrum Jülich (FZJ) – irão demonstrar como novos métodos e tecnologias podem moldar o sistema energético do futuro. A sua nova plataforma de infraestrutura Energy Lab 2.0, financiada pelo governo alemão e pelo Estado Federal de Baden-Württemberg, investiga a complexa interacção de componentes nos sistemas energéticos do futuro.

Como "laboratório real" e plataforma de simulação, o Energy Lab 2.0 testa novas abordagens à integração de diversas tecnologias no sistema energético. Entre os tópicos que os investigadores estão a explorar é a forma como diferentes tecnologias de armazenamento se relacionam melhor com a geração e consumo de eletricidade – o que remete à questão de que tipo de rede de informações e dados será necessária para conseguir tudo isto. Pela primeira vez na Europa, instalações de teste de maiores dimensões para a geração de energia elétrica renovável, armazenamento e conversão de energia para gás, combustíveis e calor, e reconversão de fontes de energia química de volta para a eletricidade estão a ser combinadas combinadas entre si numa rede de instalações.

O núcleo do Laboratório de Energia 2.0 é o Centro de Simulação e Controlo do Sistema de Energia Inteligente, onde todos os dados da rede das instalações se reúnem e são analisados, armazenados e usados em simulações. "As mudanças no mundo da energia exigem uma nova arquitetura de rede e abordagens baseadas em IT, a fim de conectar e controlar inteligentemente os diferentes players. A esta questão será dedicada extensa investigação no Laboratório de Energia 2.0 nos próximos anos. A Intersolar Europe constitui uma grande oportunidade para apresentarmos o projeto aos visitantes profissionais, e para oferecer inspiração para como as condições de framework podem ser projetadas," diz o Professor Dr.-Ing. Roland Dittmeyer, do Instituto de Micro-Process Engeneering do KIT.

A Intersolar Europe é apoiada pela Associação Solar da Alemanha (BSW-Solar) como parceira exclusiva, a Sociedade Alemã da Energia Solar (DGS), a Federação Europeia da Indústria Solar Térmica (ESTIF), a International Solar Energy Society (ISES), e a plataforma para equipamentos de produção fotovoltaica da Associação Alemã de Engenharia (VDMA-PV).

 

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.