ENERGIAS
ISQ dinamiza projeto de 5,3 milhões para a transição energética

ISQ dinamiza projeto de 5,3 milhões para a transição energética

No âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), o ISQ acaba de assinar a agenda ATE - Aliança para a Transição Energética, na qual terá um papel muito relevante, atuando como uma entidade do sistema científico e tecnológico

No âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), o ISQ acaba de assinar a agenda ATE - Aliança para a Transição Energética, na qual terá um papel muito relevante, atuando como uma entidade do sistema científico e tecnológico. Irá participar em 15 projetos, cinco dos quais na área do hidrogénio, integrando um consórcio composto por 80 parceiros. “Pretende-se colocar Portugal na liderança da descarbonização da sociedade, tirando partido da nossa disponibilidade única de fontes de energia renováveis e do nosso know-how tecnológico e científico no domínio da Energia”, realça Pedro Matias, presidente do ISQ.

“Atendendo à relação estreita com a indústria e dado estar na linha da frente da investigação e inovação no setor energético, o ISQ assume aqui um papel relevante no sentido em que pode dar um apoio efetivo nestas iniciativas que são impulsionadas pelas necessidades de mercado”, sublinha Pedro Matias. “A integração maciça das fontes de energia renováveis é o trampolim para este processo, juntamente com a mobilidade, através da utilização de vetores energéticos como a eletricidade e o hidrogénio”, complementa Pedro Matias. 

As sinergias que fazem parte da ATE aumentam o sucesso de todas as iniciativas do consórcio, uma vez que a ciência se associa à indústria para resolver necessidades e desafios identificados como sendo os mais relevantes no setor de energia, em toda a sua cadeia de valor, com projetos que vão desde a produção, transporte, distribuição até ao seu uso final.

“Nesta agenda, o ISQ, enquanto entidade do sistema científico e tecnológico, participa maioritariamente em projetos de IDT - Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, alavancando o seu conhecimento científico, tecnológico e de engenharia, em diferentes domínios de especialidade”, explica Sérgio Tadeu, gestor da Agenda ATE do ISQ.

O ISQ irá intervir ainda ao nível do gás, segurança, certificação de máquinas, gestão de ativos, inspeções elétricas, gestão da integridade, sistemas e soluções digitais, estudo de materiais avançados, eficiência de recursos, eficiência térmica, entre outras especialidades, apoiando o desenvolvimento, a realização de testes e ensaios e validando novas soluções, i.e. produtos e serviços inovadores que vão ser colocados no mercado.

Tem também um papel relevante na formação avançada dos profissionais envolvidos na transição energética da Agenda ATE e nos Laboratórios Colaborativos, os quais irão dotar a indústria nacional de uma rede de laboratórios acreditados para ensaios, simulação e desenvolvimento pré-industrial para o setor energético. Neste sentido, será criada uma rede de 14 laboratórios (4 dos quais do ISQ), cada um com capacidades distintas e com instalações adequadas para apoiar o desenvolvimento, teste e certificação dos produtos e serviços propostos. “Esta é uma abordagem completamente nova que vai criar sinergias entre as entidades da ATE, reforçando a sua capacidade de apresentar novos produtos ao mercado”, salienta Sérgio Tadeu.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.