ENERGIAS
 ISQ inicia formação em eficiência energética em Abu Dhabi

ISQ inicia formação em eficiência energética em Abu Dhabi

A ISQ tem em marcha um novo projeto de formação em Eficiência Energética de Edifícios dirigido aos alunos de mestrado em Engenharia Mecânica do Petroleum Institute (PI), instituição académica especialista nas áreas da engenharia e energia

Com esta formação a ISQ pretende capacitar um grupo de alunos com competências e ferramentas práticas que lhes possibilitem realizar avaliações da performance energética de edifícios. O projecto tem a duração de um ano e está dividido em duas partes.

A primeira, que já se encontra em curso, é composta por uma componente de base teórica realizada em Abu Dhabi, e por uma componente prática que terá lugar em Portugal, no Laboratório do ISQ, o ECOTERMOLAB - Laboratório de Formação e de Investigação e Desenvolvimento (ID&I) na área da energia. A segunda parte da formação estará focada no desenvolvimento de auditorias energéticas a edifícios do PI pelo grupo de alunos, onde o ISQ irá assegurar o seu acompanhamento.Esta fase terá início na última semana de março.

Na origem deste projeto esteve a realização de um workshop no PI, aberto à comunidade, sob a temática “Edifícios e Sustentabilidade”, onde foi discutida a importância dos edifícios no consumo de energia mundial (cerca de 30 por cento), assim como o panorama atual em termos dos sistemas de certificação de edifícios mais utilizados a nível mundial, LEED - “Leadership and Energy and Environment” e BREEAM “Building Research Establishment Environmental Assessment Methodology” e a sua comparação com o regulamento dos edifícios estabelecidos em Abu Dhabi, designado ESTIDAMA. No workshop foram ainda apresentados casos de estudos em temos de eficiência e sustentabilidade em edifícios tanto em Portugal como nos Emirados Árabes Unidos.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.