ENERGIAS
Para lá dos carros: telhas Tesla

Para lá dos carros: telhas Tesla

Quase indistinguíveis de telhas tradicionais e equipadas com baterias especiais, as novas telhas solares da Tesla respondem a todas as necessidades energéticas da sua casa não só ao longo de um dia de sol mas horas depois do sol se pôr.

Elon Musk, presidente da Tesla, apresentou em outubro as telhas solares da Tesla—praticamente iguais às telhas normais, com a adição de pequenas células solares que permitem recolher e armazenar energia solar.

De acordo com Musk, as telhas têm uma cobertura especial que torna a telha mais ou menos opaca, dependendo do ângulo de visão a partir do qual se olha para o objeto. É este pequeno detalhe que faz com que as telhas, feitas de vidro, permitam a entrada da luz solar vinda de cima, mas se apresentem absolutamente opacas quando vistas de lado — uma tecnologia parecida à que é usada, por exemplo, no ecrã das caixas de multibanco, que parece totalmente preto quando olhado de lado, por motivos de segurança.

“Precisamos de tornar os painéis solares tão atrativos como já fizemos com os carros elétricos“, explica o líder da Tesla, sublinhando que o produto tem de ser “bonito, acessível, e parecer integrado”. A marca anunciou que as telhas vão ser produzidas em quatro modelos distintos, a imitar diferentes tipos de telhas. Ainda assim, não foi revelado quanto poderá custar a instalação deste sistema numa casa.

A ideia de Musk é “salvar o mundo através de energia sustentável”. E é por isso que o fundador da Tesla quer que o produto seja o mais bonito possível: para ser irresistível. Atualmente, é possível produzir energia solar em casa, mas apenas através da instalação de painéis solares tradicionais, que têm de ser colocados em cima do telhado ou nos jardins. Com este sistema, defende Musk, a casa nem parece estar equipada com painéis solares.

Juntamente com o telhado solar, a Tesla apresentou a nova Powerwall, o dispositivo de armazenamento da energia integrado nas telhas, que é capaz de armazenar energia suficiente para alimentar uma casa de quatro quartos durante um dia inteiro. O sistema inteiro funciona sempre que há luz solar suficiente, e precisa de pouca manutenção. Além disso, Musk assegura que as telhas são ainda mais resistentes do que as telhas normais, pelo que a instalação do sistema poderá ser também uma mais-valia em termos de segurança.

Artigo parcialmente editado com base no site Observador

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.