ENERGIAS
Parceria para a virtualização das subestações elétricas

Parceria para a virtualização das subestações elétricas

A Minsait, a Red Hat e a Intel criaram um ecossistema colaborativo aberto em torno de uma solução tecnológica avançada, aberta e escalável (Onesait Phygital Edge) com elevada capacidade de segurança. Esta solução permite a virtualização destas instalações, no intuito de fazer evoluir o seu funcionamento e oferecer serviços assentes na Inteligência Artificial.

A Minsait associou-se à Red Hat e à Intel para introduzir no mercado uma solução aberta e escalável com capacidades de segurança avançadas para a virtualização de subestações elétricas, que pode ser utilizada tanto no segmento de instalação primária como em subestações secundárias (ou subestações transformadoras). O principal objetivo desta colaboração passa por criar uma arquitetura tecnológica de ponta, abrangente, que cubra todos os processos operacionais necessários após a digitalização destes ativos e que seja compatível com os elevados requisitos de tempo real e de segurança necessários nestes ambientes operacionais.

A Onesait Phygital Edge permitirá uma virtualização homogénea e interoperável dos dispositivos e aplicações atualmente instalados em subestações, utilizando hardware genérico e elementos de sensorização e atualização discreta. Entre as principais vantagens desta virtualização de ativos estão a facilidade de gestão remota, a escalabilidade local flexível, a resistência a falhas e a capacidade de implementar novas aplicações baseadas em Inteligência Artificial para melhorar as operações e apoiar a tomada de decisões e processos dos TSOs/DSOs.

A Onesait Phygital Edge integra, entre outras, as capacidades de cibersegurança da Intel e da Red Hat nas áreas de hardware dedicado e sistema operativo nas suas versões específicas de Edge Computing. A Intel Trusted Platform amplia as capacidades do TPM.2.0 e integra-se com os módulos PKI e Key Vault da SIA (empresa líder em cibersegurança através da qual a Minsait presta serviços nesta área) para verificar a identidade dos elementos que participam na rede (IoT) e a encriptação da informação que trocam. Ter dispositivos interligados significa que a informação que tratam é cada vez mais sensível e exposta a ciberataques, razão pela qual o fornecimento de capacidades para os proteger é de importância vital. A utilização de certificados digitais em ambientes IT/OT, neste caso facultados na nuvem da SIA, é fundamental para a sua proteção.

Por sua vez, a Red Hat fornece tanto o Red Hat Enterprise Linux, o sistema operativo no Edge (sistema operativo para infraestruturas não assistidas com um ciclo de vida robusto) como o Red Hat OpenShift com um único node para orquestração distribuída.

Graças ao ecossistema colaborativo criado pelas três empresas, esta solução para o mercado energético permitirá aos operadores de alta e baixa tensão acelerar a digitalização dos seus processos, virtualizar o seu hardware e começar a implementar uma infraestrutura adaptável e resiliente em resposta aos desafios de reconfiguração empresarial que se verificam atualmente.

A solução está atualmente a ser implementada em ambientes de demonstração alargada dentro das infraestruturas de vários grandes operadores energéticos na Península Ibérica. Os resultados alcançados nas fases anteriores incluem uma redução de 47% nos custos de manutenção e uma redução de 55% no tempo de implementação de novos casos de utilização que integrarão o esquema completo de prosumption (gestão ativa da procura, virtual power plant, etc.). 

Esta solução faz parte da nossa proposta de valor Phygital, que reúne soluções end-to-end que ligam os mundos físico e digital, em resposta à transformação acelerada da gestão do mundo físico através da digitalização.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.