ENERGIAS
Portugal: Cleanwatts implementa primeiro projeto de comunidades de energia

Portugal: Cleanwatts implementa primeiro projeto de comunidades de energia

Com base no seu Sistema Operativo para comunidades de energia, a Cleanwatts assume a liderança na implementação do primeiro projecto em Portugal, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro, ao abrigo do novo regime jurídico

Com base no seu Sistema Operativo para comunidades de energia, a Cleanwatts assume a liderança na implementação do primeiro projecto em Portugal, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro, ao abrigo do novo regime jurídico criado pelo Decreto-Lei n.o 162/2019, que transpõe parcialmente a Directiva Comunitária 2018/2001 (RED II). Este é o primeiro projecto de mais de 100 comunidades que a Cleanwatts espera implementar em Portugal nos próximos meses. Paralelamente, a empresa já está a expandir a utilização do seu Sistema Operativo noutros mercados, nomeadamente Europa e EUA.

“Estamos orgulhosos de ser a primeira instituição com uma comunidade de energia em Portugal, acreditamos ser uma vantagem não só para a instituição como também para todos os membros da comunidade envolvente. A Cleanwatts teve uma colaboração muito próxima e a sua proposta não exigiu investimento, pelo que claramente recomendaria esta opção aoutras instituições, de modo a reduzir custos de energia bem como a pegada carbónica.” – Armênio Gomes, Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro.

Tendo por base a evolução tecnológica do sector, as comunidades de energia estão a crescer exponencialmente em todo o mundo, para responder ao desafio de energia limpa e atender às metas de Neutralidade Carbónica, garantindo preços de energia acessíveis e combatendo a pobreza energética. Na Europa, espera-se que cerca de 37% das residências participem em comunidades de energia até 2050. Nos EUA, os projetos solares comunitários já representam 11% do total de energia vendida e, apenas no ano passado, foram instalados 3,1 GW de energia fotovoltaica através de comunidades de energia.

Desenvolvido especificamente para endereçar as necessidades dos vários participantes das comunidades de energia, o Sistema Operativo da Cleanwatts combina os benefícios da eficiência energética com a gestão de activos de energia distribuída (solar, baterias, veículos eléctricos, equipamentos de climatização, etc) de modo a maximizar o valor da energia produzida, armazenada e consumida no âmbito de uma comunidade de energia, permitindo que os seus participantes beneficiem de energia limpa mais barata do que a energia de mercado.

O Sistema Operativo da Cleanwatts foi desenvolvido de forma modelar, de modo a poder adaptar-se a diferentes enquadramentos legais e necessidades específicas dos participantes das respectivas comunidades de energia, nomeadamente instalações comerciais e industriais, residências unifamiliares, blocos de apartamentos, edifícios municipais, universidades, escolas e hospitais. O Sistema Operativo é suportado por uma solução de Virtual Power Plant (VPP) que permite a agregação de uma ampla gama de cargas de energia para permitir serviços de balanceamento da rede e flexibilidade, através da integração nas redes de distribuição. Assim, a Cleanwatts oferece uma solução simples e flexível para processar e otimizar todas as necessidades de energia em tempo real, quer nos pontos de consumo quer na própria rede de distribuição.

A Cleanwatts tem liderado o desenvolvimento de comunidades de energia em Portugal anteriormente ao novo quadro legal, através de vários pilotos que demonstraram claramente os benefícios da abordagem selecionada pela empresa. O projecto da Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro é o primeiro aprovado ao abrigo do novo regime jurídico que entrou em vigor em 2020. O projecto integra capacidade solar fotovoltaica instalada em vários telhados permitindo à Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro reduzir os seus gastos energéticos em pelo menos 10% em comparação com o preço padrão de mercado da eletricidade. Nos próximos meses, a comunidade de energia crescerá, incorporando outros consumidores locais de energia e produtores de energia solar para o benefício coletivo da comunidade.

“Estamos particularmente orgulhosos desta conquista histórica, especialmente devido ao impacto social positivo que este projecto terá na comunidade. Numa altura em que os preços da energia estão a disparar em toda a Europa, é importante realçar que as comunidades da energia representam uma solução eficaz para dois enormes desafios: as alterações climáticas e a pobreza energética. O nosso Sistema Operativo foi desenvolvido para acelerar os benefícios da transição energética global, oferecendo aos participantes energia limpa de origem local e a preços acessíveis, ao mesmo tempo que garante resiliência e segurança de abastecimento para toda a comunidade”. - Michael Pinto, CEO e cofundador da Cleanwatts.

O evento de inauguração será realizado no dia 24 de Agosto 2021, pelas 14:30, Hotel Parador Santa Catarina, Largo da Pousada, Miranda do Douro. Contará com a presença de S.Exa. o Senhor Ministro do Ambiente e da Transição Energética, de S.Exa. o Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Energia e de S.Exa. a Secretária de Estado da Valorização do Interior.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.