ENERGIAS
Powervault: a revolucionar o armazenamento de energia doméstico

Powervault: a revolucionar o armazenamento de energia doméstico

Este dispositivo, do tamanho e formato aproximados de uma máquina de lavar loiça, armazena o equivalente a entre um e dois terços da energia que a maioria das pessoas consome num dia

Através de um sistema de análise de dados com base na cloud, o carregamento e descarregamento da Powervault são optimizados para tomar em conta as variações de preço energia ao longo do dia. Isto permite a clientes com tarifas bi e tri-horárias poupar dinheiro ao armazenar energia durante períodos de baixo consumo, quando a eletricidade é mais barata, e evitar comprar energia durante picos de consumo, quando é mais cara.

“Há cerca de cinco anos, apercebi-me que estávamos a produzir tanta energia solar e eólica que precisávamos de encontrar maneira de a armazenar para podermos utilizá-la quando necessário,” relata Jon Warren, CEO da Powervault. “Isto é porque muita da energia eólica, e uma certa percentagem de energia solar, acaba por ser desperdiçada, porque não é necessária no momento em que é gerada.”

“Se o utilizador estiver a gerar energia e esta estiver a voltar para a rede, as baterias são carregadas,” explica Warren. “Inversamente, se estiver a consumir eletricidade então as baterias descarregam para reduzir a sua conta de eletricidade.”

“Se tiver painéis solares, a maior parte da eletricidade tipicamente vai para a rede, e os nossos dispositivos podem mantê-la na sua casa.”

A Powervault é uma startup britânica criada em 2012 pela Woodsworth da Susteinable Venture Development Partners, e tem de momento 16 colaboradores. A empresa foi financiada por investidores de capital de risco e três campanhas de crowdfunding, com uma quarta planeada para este ano; o investimento irá para o desenvolvimento de funcionalidades adicionais tais como a incorporação de baterias recicladas para potenciar as suas credenciais ecológicas e reduzir custos de operação

A empresa está também a trabalhar com um número de companhias elétricas para estudar as formas como a tecnologia nas suas clouds pode ajudar a gerir a energia, de modo a beneficiar tanto a rede como o consumidor.

Warren descreve a Powervault como sendo igualmente parte do ecossistema pre-existente e um novo player. Este equilíbrio entre passado e futuro é uma posição de vantagem para a empresa em tempos de disrupção para o setor da energia.

“Estamos mesmo no inicio de uma revolução da forma na qual a energia é gerada e distribuída para as pessoas,” afirma Warren. “Achamos que vai existir uma oportunidade de mercado muito maior para combinar armazenamento de energia com smart meters, e isto irá permitir-nos ir alcançar a nossa visão da Powervault se tornar tão banal como uma máquina de lavar louça ou roupa, com uma unidade em cada casa, em vez de estar ligada apenas à geração de energia solar” .

“Vamos utilizar cada vez mais energia no futuro, uma vez que à medida que mais carros elétricos são fabricados vamos precisar de mais energia para os alimentar, e isto acarreta uma muito maior carga na rede. […] Vamos ter de procurar novos métodos inovadores para ajudar a gerir estas exigências, e o armazenamento doméstico de energia é uma das formas chave de o conseguir.”

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.