ENERGIAS
Primeira "calçada inteligente" inaugurada em Londres

Primeira "calçada inteligente" inaugurada em Londres

Instalada numa ruela adjacente à movimentada Oxford Street, esta pequena extensão de lajes especiais converte em eletricidade a energia cinética das passadas dos transeuntes – e explicita o seu contributo via app.

A ruela, batizada Bird Street, adjacente à rua comercial altamente movimentada Oxford Street, converte a energia cinética gerada pelos passos dos transeuntes em eletricidade para alimentar a nova hub, graças à inovadora tecnologia Pavegen.

A New West End Company contratou várias empresas de engenharia eco-friendly de alta tecnologia para transformar uma rua de pouca importância numa Smart Street.

Um adulto de constituição mediana gera cerca de 5 watts por passo, utilizados então para alimentar a iluminação LED e simulação do cantar de pássaros instaladas na ruela.Sensores conetados a uma app móvel informam cada pessoa de quanta energia gerou, e o significado prático dessa quantia.

Jace Tyrel, CEO da New West End Company, explica: “O ponto de partida para este projeto foi abrir estes pedaços anexos da Oxford Street que não estão de momento a ser utilizados, e ao mesmo tempo encorajar melhores práticas para reduzir a poluição do ar e oferecer um espaço verde fora da rua principal.”

Oxford Street tem mais de 25 ruelas adjacentes que continuam sem ser usadas pelos visitantes da rua comercial mais movimentada da Europa.

“Nunca viremos a substituir a energia solar ou eólica, mas é uma pequena quantia útil de energia off-grid, e o mais importante é que é verdadeiramente engaging,” diz Alex Johnson, head of communications da Pavegen.


RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.