ENERGIAS
Schneider apresenta novas soluções de distribuição de energia para smart grids

Schneider apresenta novas soluções de distribuição de energia para smart grids

A multinacional francesa Schneider Electric deu a conhecer na última edição da Hannover Messe (Alemanha) o seu mais recente conjunto de produtos para a distribuição de energia elétrica em média tensão. As referidas soluções ajudam as empresas do setor a otimizarem o seu desempenho com base em redes inteligentes – reforçando a eficiência de conversão, a flexibilidade, e a segurança de fornecimento da energia

Minera SGrid

Entre os produtos apresentados durante o certame alemão conta-se a Minera SGrid – uma nova gama de transformadores de 160 a 1 000 kVA que permite às companhias elétricas adaptarem-se facilmente às variações de tensão, e melhorarem a qualidade da energia em situações de alimentação sensível como centros de dados e processos industriais. Os ditos produtos são “plug-and-play”, simplificando deste modo a sua instalação tanto em postos de transformação já existentes como em novas infraestruturas: o design muito robusto dos transformadores – conseguido em parte pela ausência de partes mecânicas no interior das suas cubas – dá-lhes uma grande fiabilidade e uma manutenção reduzida, respeitando ao mesmo tempo as mais recentes normas comunitárias (como a EcoDesign): aqueles podem ainda, graças à opção de controlo remoto, ser ligados ao sistema de supervisão e controlo ADMS da Schneider Electric, o que reduz os custos de manutenção e possibilita o melhor aproveitamento dos recursos.

Premset

Já o novo equipamento modular de vácuo Premset representa um novo desenvolvimento tecnológico – tanto ao seu nível de segurança, como à sua simplicidade de utilização: é o primeiro sistema do seu tipo em media tensão a integrar a tecnologia 2SIS de uma forma extremamente compacta e altamente modular, para além de reduzir a pegada ambiental – algo até agora associado a equipamentos isolados SF6.

Por ter sido especificamente criado para smart grids, o Premset pode atingir altos níveis de eficiência com o auxílio de avançadas capacidades de monitorização e controlo. O seu elevado desempenho é possibilitado de diferentes formas – incluindo a automação da rede de distribuição com inteligência local e comunicação embebida, a gestão de cargas com medida integrada, a gestão de ativos com monitorização avançada do equipamento, e a utilização de protocolos de comunicação normalizados.

As funcionalidades integradas de smart grid do Premset representa a evolução das redes atuais, antecipando futuras necessidades e regulamentação de gestão de redes.

GemControl

A gestão intuitiva dos picos de carga é agora possível para equipamentos de média tensão com isolamento a gás, como o GHA ou o GMA, através de um software integrado e uma interface de comunicação em cada cela de equipamentos GIS: isto permite o uso eficiente de carga e previne o desgaste precoce dos equipamentos – provocado por sobrecargas térmicas – oferecendo simultaneamente uma manutenção simplificada e maior segurança em novas instalações.

Com o aumento da necessidade da integração eficiente de fontes de energia renováveis, soluções inteligentes tais como as dedicadas à gestão de picos de carga passarão ajudar a transferir os picos de carga para a rede de forma mais eficiente em momentos de elevada variação (por exemplo, em caso de fortes correntes de ventos ou de maior insolação). O inovador sistema de gestão de carga foi apresentado na Hannover Messe, através de um sistema integrado GemControl, num equipamento de média tensão GHA. Com mais de 20 000 unidades vendidas, o GHA é uma solução com excelente relação qualidade-preço, pronta a ligar.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.