ENERGIAS
Schneider Electric forma parceria com a Curb em Smart Energy

Schneider Electric forma parceria com a Curb em Smart Energy

A tecnologia de monitorização inteligente de energia da Curb será integrada em todos os quadros elétricos na série Square D da Schneider, permitindo compreensão detalhada do consumo de todos os aparelhos elétricos na casa e controlo remoto dos mesmos através das respetivas plataformas.

No início do movimento Smart Home, um dos maiores focos de entusiasmo era o conceito de monitorização inteligente de energia. Grande parte da hype inicial estava centrada em termóstatos inteligentes; mas enquanto tais produtos o podiam ajudar a melhor compreender e controlar o seu gasto de energia em aquecimento, não eram muito úteis no que toca a compreender como a energia estava a ser utilizada em toda a casa.

Apareceram então tecnologias de monitorização de energia como a da Curb. Estes produtos levavam a monitorização de energia a toda a casa, oferecendo compreensão detalhada de quanta energia cada aparelho e sistema consome.

Útil, sem dúvida, mas apresenta um problema: uma vez que estes produtos têm de ser incorporados no quadro elétrico da casa, o consumidor necessitaria de contratar um eletricista para os instalar.

Isto constitui um obstáculo significativo ao sucesso de qualquer nova tecnologia, e a Curb rapidamente se apercebeu disto. A companhia, que angariou mais de 180 mil dólares na Indiegogo para o seu sistema de monitorização de energia doméstica, vendia o produto através de canais de distribuição comuns como a Amazon, mas começou a notar que grande parte do seu volume passava por canais de instalação profissional como a construção, remodelação de casas, e instalação de painéis fotovoltaicos.

Pensaram então que, se a maioria dos consumidores necessitam de um profissional para instalar o seu sistema, por que não integrar diretamente a sua tecnologia no próprio quadro? Desta forma, quando alguém constrói uma nova casa, o profissionais poderiam simplesmente instalar um “quadro inteligente” completo com monitorização inteligente e detalhada.

Esta ideia apelou a fabricantes como a Schneider Electric, razão pela qual o maior fornecedor de circuitos e quadros elétricos domésticos a nível global decidiu formar uma parceria com a Curb para integrar a tecnologia nos seus quadros Square D.

No passado mês de Dezembro, as companhias anunciaram que a Schneider iria tornar a tecnologia de monitorização de energia da Curb o centro dos seus smart load centers Square D. Como resultado desta parceria, a Schneider irá criar uma nova gama de quadros inteligentes com a tecnologia da Curb pré-instalada de forma a optimizar a monitorização inteligente de energia ao nível de aparelhos e sistemas individuais.

O que torna isto ainda mais interessante para uma empresa como a Schneider é que a põe diretamente no mercado de Smart Homes, uma vez que a tecnologia da Curb é integrada na sua plataforma Smart Things. Isto significa que os consumidores com um quadro Schneider potenciado pela Curb poderão não só usar a app da Curb para monitorizar o consumo de aparelhos individuais, mas também controla-los através da lógica de controlo da Smart Things.

Um dos maiores desafios para a indústria das Smart Homes até agora tem sido convencer clientes que estes produtos são de facto úteis. A capacidade de ligar e desligar luzes a partir de um smartphone tem o seu apelo, mas aquilo ao qual os consumidores verdadeiramente respondem no que toca a novas tecnologias são benefícios tangíveis— como reduções na conta de eletricidade—que ultrapassem os custos e inconveniência de implementação e operação. Motivo pelo qual a gestão de energia se tornará central na indústria das Smart Homes ao longo dos próximos anos.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.