ENERGIAS
Setor da energia lidera digitalização

Setor da energia lidera digitalização

80% das empresas do setor têm atualmente produtos SaaS ou alojam os seus dados numa nuvem pública. Questões da sustentabilidade obrigaram estas empresas a implementarem novos modelos de mobilidade sustentável

A jornada da transformação digital é já um processo inerente às empresas que pretendem evoluir. 

De acordo com o relatório ‘Ascendant Maturity Digital 2022 Modernise and Grow in the Cloud’ da Minsait, o setor energético é o setor com as empresas mais avançadas em termos de modernização e crescimento na cloud.  

Atualmente, as empresas deste setor escolhem soluções que lhes permitem ter máxima flexibilidade, integrando tecnologias e ferramentas TI/OT, com recurso a modelos de inteligência artificial. 80% das empresas desta área têm atualmente produtos SaaS ou alojam os seus dados numa nuvem pública e 87% dispõe de arquiteturas e datalake cloud nativas.

As questões de sustentabilidade e de economia neutra obrigaram também este tipo de empresas a implementar novos modelos de mobilidade sustentável, posicionando-as à frente de outro tipo de setores como a administração pública, a indústria, o consumo, a banca, os seguros, as telecomunicações e os media. Mais de 28% da eletricidade produzida provém de fontes renováveis, um valor que obriga já a olhar para a transformação e adaptação das redes de transmissão e distribuição que se adaptem a novas formas de consumo de energia.

A transformação digital das empresas de energia traz uma vantagem na minimização da dependência de terceiros, na possibilidade de extrair valor dos dados, nas capacidades analíticas em tempo real e na facilidade de adaptação a novas regulamentações.

Novos hábitos de consumo

A experiência do cliente está ligada à procura de ofertas online, mais autonomia, simplicidade e omnicanalidade sem falhas.

Se por um lado as empresas procuram maior eficiência de tempo e de custos nas suas operações, por outro os consumidores exigem cada vez mais uma maior autonomia e digitalização.

“A entrada de novos comercializadores de outros setores com experiência nas áreas de consumo torna-se competitiva e obriga as empresas de energia a reinventarem-se constantemente”, remata João Januário, Diretor do Setor de Energia na Minsait em Portugal.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.