ENERGIAS
Sistema da Schneider Electric dará apoio a 11 milhões de smart meters em Espanha

Sistema da Schneider Electric dará apoio a 11 milhões de smart meters em Espanha

A companhia espanhola Iberdrola adjudicou recentemente à Schneider Electric o desenho e a implementação de uma nova plataforma tecnológica que lhe permitirá gerir e controlar os dados diários gerados por perto de 11 milhões de contadores inteligentes (smart meters) e de outros equipamentos de monitorização avançados a serem instalados na rede de baixa tensão de Espanha até 2019

A plataforma em questão, que se baseia na tecnologia Titanium da Schneider Electric, vai integrar num único sistema centralizado os dados recolhidos pelos referidos contadores e pela infraestrutura de supervisão avançada da rede de baixa tensão – com base em normas PRIME – e facultar deste modo à Iberdrola o acesso em tempo real de informações fiáveis para a gestão eficiente da rede.

O atrás referido sistema de gestão remoto vai ser o hub de comunicação central para todos os equipamentos, incluindo smart meters e outros dispositivos avançados, reunindo num único ponto toda a informação da rede de baixa tensão. A plataforma garantirá um elevado desempenho na recolha de dados e no tratamento de grandes quantidades de informação, incluindo as chaves de segurança envolvidas no processo de comunicação segura. Incluirá ainda as funcionalidades necessárias para assegurar a sua gestão remota e a sua evolução contínua, assim como, as funcionalidades necessárias para garantir a monitorização operacional e a gestão dos ativos. A plataforma permitirá a configuração remota dos equipamentos, a deteção e monitorização de eventos e a produção de relatórios relevantes. A Schneider Electric diz que a sua nova solução de smart metering vai permitir à Iberdrola gerir diariamente de forma flexível, ágil, eficiente, e rentável a toda informação recolhida pelos milhões de contadores e equipamentos de monitorização avançados. Por outro lado, os clientes da gigante espanhola deverão beneficiar de uma variante mais rápida e flexível da gestão de eventos relacionados com os referidos smart meters (entre os quais mudanças tarifárias, energia contratada, etc.) e das leituras de consumo.

A plataforma deverá ser desenvolvida especialmente para dar resposta às necessidades da Iberdrola, e implementada pelo centro de competências da Schneider Electric – localizado em Sevilha: as equipas deste Centro de Inovação da Schneider Electric desenvolveram já anteriormente projetos de sucesso, como a implementação e a operação de infraestruturas de smart metering para as companhias Caruna, na Finlândia, e Vatenfall, na Suécia.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.