ENERGIAS
Smartwatt desenvolve spin-off de IA para a descarbonização

Smartwatt desenvolve spin-off de IA para a descarbonização

A tecnológica portuguesa dedicada à descarbonização energética desenvolveu ecossistema único de algoritmos que permitem maximizar produção de energia solar e eólica

A Smartwatt anuncia o spin-off da área de negócio dedicada à Inteligência Artificial. A empresa portuguesa fica agora centrada nos processos de descarbonização e transição energética para a indústria e edifícios, oferecendo soluções de produção renovável, digitalização da energia e de eficiência energética para os seus clientes. A spin-off, Enlitia, apresenta-se ao mercado com o background de 5 anos de experiência, clientes em 11 países e receitas de 1 milhão de euros em 2022. Com um produto único baseado num ecossistema de algoritmos que promete revolucionar as energias solar e eólica, o foco da tecnológica é expandir-se internacionalmente e duplicar o volume de negócios de 2022. 

Para a Smartwatt, a estratégia passa também por crescer em serviços e produtos relacionados com a digitalização, mantendo o propósito de garantir aos mais de 200 clientes (indústria, edifícios de serviços, espaços comerciais, hospitais, hotelaria, entre outros) uma redução eficiente e rentável do uso de energia. O volume de negócios da Smartwatt ficou próximo de 6,7 milhões de euros em 2022 e nos últimos dois anos cresceu uma média de 75% ao ano. Ao nível de talento, a empresa portuense conta atualmente com 22 colaboradores.

O rápido crescimento do negócio Intelligence da Smartwatt, focado no desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial para o sector da energia, levou a que a estratégia para o seu desenvolvimento tivesse um foco específico e diferenciado dos restantes negócios da empresa. Por um lado, os clientes alvo deste negócio são empresas detentoras ou gestoras de portfólios de ativos renováveis, designadamente solares e eólicos. Por outro, a nova empresa está focada sobretudo no mercado internacional e no desenvolvimento de novos produtos. 

Jorge Borges de Araújo, CEO da Smartwatt, comenta: “Nos últimos 5 anos, a Smartwatt Intelligence tem vindo a desenvolver soluções de inteligência artificial para a energia. A indústria da energia está a desenvolver-se rapidamente, assim como a inteligência artificial. Sentimos que havia duas realidades paralelas: o caminho para melhorar a eficiência energética, integração de sistemas digitais ou para introduzir fontes renováveis num processo, e o outro que cria mecanismos de previsão e otimização em tempo real para melhorar tomadas de decisão e aumentar a rentabilidade de grandes empresas produtoras de energia renovável. Acreditamos que a separação desta unidade de negócio nos permitirá servir melhor os nossos clientes e concentrarmo-nos nas necessidades únicas de cada área.”

A Enlitia apresenta-se ao mercado com um ecossistema único de algoritmos que garante a maximização da produção de energia solar e eólica, minimizando o impacto da sua variabilidade. Os algoritmos da tecnológica trabalham em conjunto para criar uma nova dimensão de informação valiosa e precisa, permitindo que a produção de energia renovável se torne mais eficiente e sustentável. Esta plataforma unificada e intuitiva  permite perceber o estado dos ativos renováveis em tempo real e a previsão dos dias seguintes. Ao criar e interligar indicadores que avaliam a performance/risco de forma simples e intuitiva, revoluciona processos de três meses que passam para três horas. 

Todos os clientes da Smartwatt Intelligence transitaram para a Enlitia, contando agora com mais recursos para continuar a inovar e a fornecer os melhores serviços do mercado. Já este ano a empresa, que tem 23 colaboradores, espera duplicar o volume de negócios relativamente aos resultados da Smartwatt Intelligence, que em 2022 foram de 1 milhão de euros. Tendo já conquistado o mercado nacional, pretende agora expandir para outros países, tais como Espanha, Alemanha, Reino Unido e Itália - espera-se que daí venha 30% do volume de negócios já este ano.

Tiago Santos, CEO da Enlitia, afirma que "este lançamento é um passo essencial para quebrar a desconfiança associada à IA e capitalizar o poder dos dados na mão da energia renovável. O setor energético é um dos setores mais relevantes a nível global, e desde as pressões da sociedade até às pressões climáticas, fazem com que a produção de energia renovável, que depende de recursos naturais imprevisíveis, tenha de evoluir rapidamente e de forma eficiente para responder às necessidades energéticas atuais, com o mínimo de impacto no planeta. Há 15 anos estávamos em contraciclo e, graças à nossa visão disruptiva e aos dados, conseguimos construir a Smartwatt e torná-la um player de referência em Portugal e além fronteiras. Hoje, estou confiante que inauguramos mais uma etapa de sucesso nas nossas vidas.”

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.