ENERGIAS
Solução Minsait permite controlar todo uma rede elétrica pela cloud

Solução Minsait permite controlar todo uma rede elétrica pela cloud

A Minsait apresentou em Madrid, no âmbito do 2023 AWS Summit Madrid, a implantação do primeiro sistema SCADA do mundo que permitirá a operação e monitorização das infraestruturas críticas de toda a rede elétrica de um país a partir da cloud

A Minsait apresentou em Madrid, no âmbito do 2023 AWS Summit Madrid, o maior evento da empresa em Espanha, a implantação na América Latina do primeiro sistema SCADA do mundo, que permitirá a operação e monitorização das infraestruturas críticas de toda a rede elétrica de um país a partir da cloud. O projeto, que está a ser desenvolvido em conjunto com a ENERGUATE, a empresa de eletricidade da Guatemala e a maior da América Central, permitirá uma deteção mais rápida, mais precisa e mais barata de incidentes no serviço de eletricidade, graças à atualização do sistema PRISM SCADA da Minsait ACS, a unidade da Minsait nos Estados Unidos, com uma versão de última geração que será implementada na infraestrutura Cloud da Amazon Web Services (AWS).

O novo PRISM SCADA incorpora as melhores práticas em design de experiência do utilizador (UX) e gestão de informação crítica para a supervisão e controlo do estado operacional dos diferentes elementos da rede de distribuição de eletricidade da Guatemala, que tem quase 80.000 quilómetros de comprimento e presta serviço de eletricidade a mais de 2,2 milhões de clientes no país.

Esta nova versão do sistema melhorará significativamente os tempos de resolução de incidentes através de uma identificação mais rápida das anomalias dos ativos e de diagnósticos simplificados. Incluirá representações claras e intuitivas do estado da rede e informações contextuais adicionais para aumentar a produtividade do operador. Outro contributo importante será a possibilidade de incorporar tecnologias analíticas avançadas e de inteligência artificial para facilitar a aprendizagem e a melhoria contínua na tomada de decisões que tenham um impacto positivo na redução dos tempos de interrupção do fornecimento e nos índices de qualidade do serviço.

 

Redução de 50% nos custos de infra-estruturas

A Minsait ACS está a trabalhar com a AWS para estabelecer o dimensionamento e a especificação da infraestrutura Cloud que permitirá à ENERGUATE implementar rapidamente a infraestrutura tecnológica de que necessita, permitindo a atribuição automática de recursos e transformando os custos fixos em custos variáveis graças ao pagamento baseado no consumo.

A implantação deste tipo de soluções em nuvem reduzirá os custos de investimento inicial até 50% e os custos de atualização da infra-estrutura na mesma percentagem. Facilitará também o funcionamento de infra-estruturas críticas de acordo com as mais elevadas normas de segurança e privacidade dos dados, para proteger informações, identidades, aplicações e dispositivos.

Outros benefícios da solução Minsait ACS são a redução da atividade no local na execução de projetos e a redução da formação e dos custos de formação graças à nova experiência do utilizador e à arquitetura do sistema. Para além disso, o sistema é altamente escalável, o que permitirá a sua utilização em distribuidores de diferentes dimensões.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.