ENERGIAS
Subscrição de energia solar recebe financiamento europeu em 100 milhões

Subscrição de energia solar recebe financiamento europeu em 100 milhões

A Otovo assegurou um financiamento bancário de 100 milhões de euros da DNB Bank ASA e Sparebank 1 SR-bank ASA e um aumento de capital de 19 milhões de euros, um dos maiores pacotes de investimento já obtidos por uma empresa de energia solar residencial na Europa

A Otovo, plataforma digital de instalações solares e baterias residenciais, que entrou em Portugal em agosto de 2021, anunciou hje que assegurou um financiamento bancário de 100 milhões de euros da DNB Bank ASA e Sparebank 1 SR-bank ASA e um aumento de capital de 19 milhões de euros.

Trata-se de um dos maiores pacotes de investimento já obtidos por uma empresa de energia solar residencial na Europa. Destes 100 milhões de euros de financiamento, 50 milhões de euros já foram disponibilizados com o objetivo de financiar o crescimento da empresa na Europa, incluindo em Portugal onde está presente desde o ano passado, com o objetivo de construir um total de 12.500 novos contratos de subscrição de instalações solares. 

Esta operação permitirá aumentar o portfólio de instalações solares com modelo de subscrição da Otovo para um valor de mais de 186 milhões de euros e vai consistir em cerca de 80-105 MW de ativos de energia solar e baterias. 

Além do financiamento bancário, a Otovo avançou também com um aumento de capital através da emissão de ações no valor de mais de 18 milhões de euros. A colocação privada é totalmente garantida pelo maior acionista da empresa, AxSol AB, a 1,85 euros por ação.  

A Otovo entrou em Portugal em agosto do ano passado, tendo lançado um modelo inovador de subscrição mensal que permite aos consumidores ter acesso aos sistemas de energia solar nas suas casas sem necessidade de investimento inicial e com poupança na fatura desde o primeiro dia.

Manuel Pina, Diretor Geral da Otovo em Portugal, explica que “o novo financiamento permitirá continuar a sua missão de colocar painéis solares em telhados e baterias em casas em toda a Europa, incluindo Portugal, contribuindo para o acesso mais fácil à energia renovável para as famílias. A aposta tomada das instituições financeiras e dos nossos acionistas demonstra o compromisso dos investidores em apoiar a transição energética da Europa e o crescimento contínuo da Otovo no negócio de subscrição de soluções de energia solar residencial”.

“Estamos muito satisfeitos com a parceria com DNB e Spb1 SR-bank. Após um processo minucioso, foi apresentada uma oferta que é uma melhoria substancial em relação às instalações atuais. O novo financiamento é um passo natural para aumentar a eficiência de capital de nossa estrutura financeira, à medida que continuamos a expandir o nosso negócio de subscrição”, reforça o CEO e fundador da empresa, Andreas Thorsheim.

Entretanto, a Otovo anunciou hoje também os resultados do último trimestre de 2022. As receitas trimestrais ascenderam a 18,1 milhões de euros (+106%), ascendendo a um total de 2022 de 59,2 milhões de euros (+123%).

No último trimestre do ano a empresa 2.205 novas instalações em comparação com 1.209 no mesmo trimestre do ano anterior, aumento de 82%.

 

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.