ENERGIAS
Tesla revela preço do seu Telhado Solar

Tesla revela preço do seu Telhado Solar

No seguimento do anúncio que a Tesla começará a aceitar encomendas para o seu Solar Roof, a companhia divulgou no seu blog mais alguns detalhes, incluindo a muito aguardada informação sobre os preços, bem como valores concretos sobre as poupanças a longo prazo associadas com a sua produção de energia.

Elon Musk, CEO da Tesla, anunciou o projeto Solar Roof em outubro de 2016, prometendo telhas de vidro com a mesma aparência de materiais de construção tradicionais e a capacidade de gerar eletricidade para a casa via uma célula fotovoltaica embutida em cada telha. Na altura do anúncio, Musk garantiu que um Telhado Solar teria um custo semelhante ao de um telhado tradicional, “mais a eletricidade”.

Segundo a empresa, o Telhado Solar irá custar 235.19$ por metro quadrado num telhado de 280 m2, seguindo o mesmo método de cálculo aplicado numa comparação de preços de telhados tradicionais da Consumer Reports de novembro de 2016. Para competir com os preços de telhados não-solares, a Tesla estabeleceu que o Solar Roof deveria estar abaixo de 263.72$,

Este valor é baseado numa combinação de telhas ativas e passivas; normas de construção e os níveis de exposição solar de cada telhado ditam onde são instaladas as células ativas. Para contabilizar este fator, a Tesla irá também vender Telhas Solares “passivas”, sem a dispendiosa célula fotovoltaica embutida mas visualmente indistinguíveis das telhas ativas, ao preço de 11$ cada. Numa recente press release, Musk divulgou que as telhas ativas irão custar 42$ cada.

Para detalhes específicos relativos a custos de instalação em cada caso, a Tesla disponibilizou no seu website uma calculadora online que permite contabilizar a localização, consumo energético, e outros fatores para calcular o custo da instalação e a subsequente poupança ao longo de 30 anos.

A calculadora ainda só está disponível para endereços nos Estados Unidos, pelo que utilizámos como referência uma localização em São Francisco, que verifica valores médios de irradiação solar semelhantes a Lisboa. Para uma vivenda de dois andares com uma área de 160 m2, é estimado que um Solar Roof com a densidade máxima de telhas ativas custasse à volta de 30.000$, mais 7000$ adicionais pela bateria Powerwall. Segundo a Tesla, a geração de energia de um telhado com estas especificações corresponderia a uma poupança na ordem dos 42.800$ ao final de 30 anos.

(Evidentemente, uma vivenda com a mesma área e apenas um andar verificaria quase o dobro das poupanças no mesmo período de tempo – cerca de 81.300$.)

Prevê-se que as instalações comecem junho para os EUA, alargando-se para para outras regiões nos meses seguintes, à medida que a produção aumente. Segundo o site da Tesla, “o Solar Roof será instalado com base na sua posição na fila de encomendas quando estiver disponível para a sua região”.

A empresa está de momento a aceitar encomendas das versões Suave e Texturizada, com as versões Toscana e Ardósia a serem disponibilizadas mais para o final do ano.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.