ENERGIAS
Transformação digital pode ajudar na descarbonização da economia

Transformação digital pode ajudar na descarbonização da economia

A Virtual Power Solutions (VPS) promove o papel ativo dos utilizadores de energia na descarbonização da economia através da transformação digital

Na sequência da reformulação estratégica da sua atividade, centrada na criação de plataformas digitais avançadas que simplificam a participação dos consumidores de energia numa nova realidade do sector energético, a Virtual Power Solutions (VPS) reforçou a aposta na inovação em soluções tecnológicas que apoiam ativamente consumidores, produtores e utilities nos seus esforços de aumento de eficiência no consumo e aumento da integração de energias renováveis, indo ao encontro das metas europeias recentemente definidas.

Com presença na Península Ibérica, Brasil e Reino Unido, através das suas soluções tecnológicas escaláveis do utilizador final às maiores empresas, a empresa tem cerca de 225 mil dispositivos a comunicar em tempo real dados de mais de 2.700 locais com sistemas VPS, gerindo anualmente mais de 1TWh de energia. Fruto do sucesso desta reformulação estratégica, a empresa registou em 2019 um volume de negócios próximo dos três milhões de euros, demonstrando a recetividade dos clientes às soluções da empresa.

As soluções da empresa estão a ser já utilizadas para gerir comunidades de energia renovável na Europa e Brasil, simplificando a gestão da partilha de benefícios e melhorando o retorno do investimento em soluções de produção renovável ou de armazenamento distribuído.

Cada solução permite uma fácil integração com controlo inteligente de diferentes sistemas de consumo ou produção, nomeadamente, integração de sistemas de climatização, iluminação, carregamento de veículos elétricos, aquecimento de águas, equipamentos industriais ou mesmo domésticos, bem como de produção de energia solar, eólica ou hídrica.

As soluções da VPS ajudam quer o utilizador quer o produtor a gerir mais eficientemente os seus recursos energéticos, contribuindo ativamente para a descarbonização da economia com a redução da sua pegada de carbono e aumento da utilização de energias renováveis. O aumento de eficiência que advém dessa transformação digital reflete-se na afirmação da empresa no combate às alterações climáticas.

Luísa Matos, CEO da VPS afirma que “o setor da energia está a atravessar um período de profunda transformação, fruto dos novos desafios do setor – produção renovável, gestão de produção distribuída, incremento do consumo pela eletrificação, descarbonização. Por seu turno, os consumidores estão mais proativos e envolvidos e o número de consumidores-produtores está a aumentar exponencialmente, fazendo com que os sistemas e redes energéticas sejam cada vez mais complexos de gerir. É nesta realidade complexa que as ferramentas da VPS desempenham um papel fundamental”.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.