ENERGIAS
Universidade do Minho lança livro sobre comunidades energéticas

Universidade do Minho lança livro sobre comunidades energéticas

A obra contra com os contributos de três membros da equipa da Cleanwatts, empresa pioneira em Comunidades de Energia Renovável (CER), em Portugal: José Basílio Simões, Vice-chaiman e Cofundador; Luísa Matos, CIO/CPO e Cofundadora; e Andreia Carreiro, Diretora de Inovação Estratégica.

A Universidade do Minho e a Fundação Mestre Casais lançaram, no Porto Innovation Hub, o livro “Comunidades de Energia Renovável”, com edição de João Crispim (Grupo Casais) e José Gomes Mendes (Universidade do Minho). A obra contra com os contributos de três membros da equipa da Cleanwatts, empresa pioneira em Comunidades de Energia Renovável (CER), em Portugal: José Basílio Simões, Vice-chaiman e Cofundador; Luísa Matos, CIO/CPO e Cofundadora; e Andreia Carreiro, Diretora de Inovação Estratégica. O lançamento contará com o apoio da Agência de Energia do Porto e com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo.

“Na evolução da Humanidade, as comunidades surgem como estratégia de otimização dos recursos dos indivíduos. A partilha destes recursos permite garantir maior segurança física (face aos predadores) e segurança de abastecimento (especialização em caça e, mais tarde, agricultura). Como vantagem adicional, evoluímos no conhecimento geral e na nossa capacidade de organização, enquanto grupo, ultrapassando largamente os sonhos dos primeiros grupos que se juntaram”, recordam os coordenadores editoriais do livro, acrescentando que “as Comunidades de Energia oferecem derivações das vantagens iniciais: segurança física, optando por menores centrais e de energia limpa e segura, e segurança de abastecimento, não só por a organização local permitir a substituição de, pelo menos, parte da energia que nos chega de origens pouco recomendáveis, como a capacidade acrescida em lidar com fenómenos de perturbação da rede, como tempestades ou fogos, cuja frequência e intensidade se prevê aumentar. Também agora se preveem vantagens adicionais, como a democratização e acessibilidade da energia ou o potenciar de investimentos em energia renovável, crucial para a descarbonização da sociedade”.

Os organizadores frisam ainda que as CER só são possíveis graças ao “desenvolvimento tecnológico, tanto na frente da energia como na da comunicação/informação, apenas agora atingido, no entanto, atendendo à existência de um sistema energético organizado anteriormente a estas possibilidades, esta tem tido uma evolução difícil. Tendo sido um dos primeiros países a legislar o conceito, três anos depois, ainda não podemos estar satisfeitos com a fraca penetração das CER na nossa sociedade”. O livro é uma obra de reflexão sobre todo este processo.

José Basílio Simões, Vice-chaiman e Cofundador da Cleanwatts, considera que “Portugal é um caso de estudo no contexto das Comunidades de Energia Renovável e é muito importante e muito interessante que haja, agora, um livro que documenta e reflete sobre todo este processo, que tem sido tão difícil quanto apaixonante”. Para o responsável, “sendo a Cleanwatts a pioneira, e a líder de mercado, em Comunidades de Energia em Portugal, faz todo o sentido dar o seu testemunho sobre a história das CER no nosso país, um contributo que tanto eu, como a Luísa Matos e Andreia Carreiro, demos com muito gosto”.

Segundo a organização, “foram convidados alguns dos melhores especialistas nacionais para, em cada uma das diferentes vertentes desta nova área de conhecimento, nos esclarecerem sobre as vantagens e limitações desta realidade, com especial ênfase na sua aplicação em Portugal”. Esta obra, incluída na “Coleção Ensaios Para a Sustentabilidade”, tem a coordenação editorial de Manuela Martins.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.