INOVA
Estratégia climática europeia aberta a consulta pública

Estratégia climática europeia aberta a consulta pública

A Comissão Europeia abriu para consulta pública a Estratégia de Adaptação às Mudanças Climáticas da União Europeia e convida todas as partes interessadas a enviar as suas observações até 20 de agosto de 2020

A Comissão Europeia abriu para consulta pública a Estratégia de Adaptação às Mudanças Climáticas da União Europeia. Devido aos impactos cada vez mais frequentes e intensos das mudanças climáticas, convida todas as partes interessadas a enviar as suas observações até 20 de agosto de 2020.

No âmbito do Pacto Verde Europeu, a Comissão pretende apresentar uma nova e ambiciosa estratégia de adaptação no início de 2021, com base na atual - que foi adotada em 2013 e avaliada positivamente em 2018 - a fim de tornar a Europa o primeiro continente neutro em carbono.

Assim, a Comissão convida as partes interessadas e todos os cidadãos a contribuir para a elaboração da Estratégia de Adaptação às Mudanças Climáticas, numa consulta pública com duração de 14 semanas, até o próximo dia 20 de agosto. 

Os impactos das mudanças climáticas já são visíveis em toda a Europa. As temperaturas globais não param de bater recordes, sendo os últimos cinco anos os mais quentes de que existe registo, com vagas de calor, secas e incêndios florestais em toda a Europa. As consequências o planeta e o bem-estar dos cidadãos já são generalizadas, mas estão desigualmente distribuídas.

A Europa também é indiretamente afetada por impactos climáticos sentidos em outras partes do mundo de várias maneiras, por meio de cadeias comerciais e de fornecimento, disseminação de infecções e ameaças à segurança internacional.

Na situação atual, a recuperação será uma oportunidade para tornar a sociedade mais resiliente, que inclui a proteção climática da economia, a integração dos aspectos climáticos nas práticas de gestão de riscos e a intensificação da prevenção e preparação.

Por outro lado, a Comissão Europeia apresentou também recentemente os resultados do novo projeto Peseta, sobre os impactos esperados das mudanças climáticas na UE e no mundo, bem como alguns dos benefícios das medidas de adaptação, uma análise que aponta para a necessidade de uma estratégia climática mais ambiciosa.

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.