INOVA
IA da IBM ajuda no combate a incêndios florestais

IA da IBM ajuda no combate a incêndios florestais

O Bee2FireDetection da Compta usa a plataforma Watson da IBM para detetar incêndios quase em tempo real e prever o risco da sua ocorrência

Através do Watson, plataforma de inteligência artificial da IBM, e da análise de dados ambientais e meteorológicos, a Compta promete, através do Bee2FireDetection, combater incêndios florestais de forma mais eficaz.

Detetar incêndios florestais praticamente em tempo real e prever o risco de incêndio são as ferramentas de que o novo projeto dispõe para ajudar no combate a estas ocorrências.

A Bee2FireDetection recorre à Inteligência Artificial, aos espectrómetros, a diferentes câmaras de vigilância por vídeo digital e à termografia para detetar incêndios florestais até 15km. Esta solução funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano, garante a IBM.
As imagens recolhidas são analisadas pela IBM Watson Visual Recognition através de diferentes algoritmos de leitura profunda, permitindo que o sistema detete qualquer sinal de incêndio, uma área de fumo, um aumento de temperatura ou mudança de luz, e lance o alerta praticamente em tempo real. 

O índice de risco de incêndio é calculado através do fornecimento à plataforma Watson de uma série de dados meteorológicos e ambientais do local, como a humidade, a direção do vento ou da temperatura. Esta informação é obtida através de estações meteorológicas locais e de dados provenientes da Weather Company da IBM.

Após recolher e analisar todos os dados, a Bee2FireDirection pode apresentar uma previsão precisa sobre a probabilidade de incêndio e calcular o seu risco, estabelecendo um nível de alerta apropriado, para que as próprias equipas de combate estejam preparadas para intervir na altura certa. 
“Durante o incêndio, o tempo de reação é extremamente importante para poder reduzir o perigo das chamas ao máximo. Utilizando a inteligência artificial, a Bee2FireDetection permite detetar e reagir rapidamente a um incêndio. Reduzir o tempo de reação ao fogo pode ser extremamente útil para poder controlá-lo assim que começa reduzindo o seu impacto”, explica Vasco Correia, diretor de Negócios Internacionais da Compta. 
A implementação da Bee2FireDetection não requer um hardware especial, bastando um sistema de monitorização de câmaras HD e computadores.

O dispositivo já está disponível em todo o mundo e a sua ajuda no combate a incêndios será sobretudo dirigida a áreas florestais como a Califórnia, Espanha ou Portugal – territórios onde tem sido notória, nos últimos anos, a devastação causada por incêndios florestais. A IBM crê que, em Portugal, a ferramenta pode ser útil em locais onde o perigo é geralmente mais elevado, como Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Portalegre ou Viseu. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.