INOVA
O impacto da indústria 4.0

Digital Enterprise Show 2021

O impacto da indústria 4.0

Henrik Von Schell é visto como o criador da indústria 4.0 e falou sobre o impacto e oportunidades desta realidade na edição do DES deste ano

A Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial tem como principal foco a melhoria da eficiência e a produtividade dos processos, apostando em tecnologias de automatização e troca de dados, utilizando conceitos como sistemas ciber-físicos, IoT, computação em cloud, entre outros.

Estas novas tecnologias trazem inúmeras oportunidades para a agregação de valor aos clientes e aumento de produtividade de processos.

“Industry 4.0 originator” foi um dos temas discutidos na edição do Digital Enterprise Show (DES) deste ano. Henrik Von Schell, é visto como o criador da Indústria 4.0 e um génio da Revolução Digital Europeia e falou sobre o impacto desta realidade. 

Na sua perspetiva, a digitalização é o primeiro pilar da Quarta Revolução Industrial e os elementos-chave da Quarta Revolução Industrial são o ser humano e a junção do mundo virtual ao mundo físico, ou seja, o sistema ciber-físico.

A transformação digital acontece no negócio. O modelo operacional é 70 a 80% da organização e é nas finanças e nos RH, por exemplo, que é preciso aplicar princípios como a otimização, integração e alinhamento, baixo custo e alto desempenho”, explica.

A digitalização é a colisão dos três mundos: o mundo digital, operações digitais e por último, a inovação digital. A digitalização é muito mais sobre inovação do que transformação. Não se pode transformar algo sem inovação e esta é a parte mais crítica”. 

Henrik Von Schell falou ainda do modelo de negócio, a única forma de ligar o modelo operativo e no complexo da gestão da cadeia de abastecimento que na sua opinião, é uma regra de ouro.

"Caso não esteja a funcionar, as operações serão realmente um problema de superação. A gestão da cadeia de abastecimento necessita de alinhamento, transformação e fluxo de trabalho. É fundamental ter uma estrutura de governação de valor", conclui.

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.