INOVA
Proposta a criação do Dia Nacional da Sustentabilidade

Proposta a criação do Dia Nacional da Sustentabilidade

A Deco Proteste irá propor à Assembleia da República a criação de um Dia Nacional da Sustentabilidade, a ser comemorado em setembro, acompanhado de um conjunto de iniciativas ao longo do presente ano para promover o debate e envolvimento dos portugueses no movimento

Com o intuito de sensibilizar a sociedade portuguesa para a necessária mudança comportamental no âmbito da sustentabilidade, a Deco Proteste oficializa a 22 de abril, Dia Mundial da Terra, a sua intenção de criar o Dia Nacional da Sustentabilidade, que pretende comemorar todos os anos no dia 25 de Setembro, data em que foram oficializados pela ONU os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.

Como forma de materializar esta iniciativa, a Deco Proteste já entregou na Assembleia da República a proposta para a criação do Dia Nacional da Sustentabilidade, aguardando-se agora pelo agendamento da discussão do tema em plenário.

Segundo Bruno Santos, Public Affairs & Media Relations da Deco Proteste, “é agora fundamental que os consumidores nos acompanhem nesta missão para, junto da AR, conseguirmos o reconhecimento deste dia”.

Para contextualizar a problemática, Bruno Santos acrescenta que “embora Portugal ocupe o 15º lugar no Índice dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da União Europeia, a verdade é que ainda não cumprimos nenhum dos 17 objetivos propostos. Encontramo-nos abaixo da média europeia em vários aspetos, nomeadamente na ação climática que, segundo os dados da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, tem tido uma trajetória decrescente no panorama nacional.” 

Salienta ainda que “os efeitos das alterações climáticas, causadas pelas escolhas e comportamentos dos cidadãos de ontem e de hoje, poderão ser nefastos para as gerações vindouras, caso a humanidade não se una para reduzir a sua pegada ecológica. Para cumprirmos as metas propostas pelo acordo de Paris seria necessário diminuir substancialmente as emissões de CO2, chegando a uma taxa de redução de 6% ao ano”.

Nesse sentido, com a criação do Dia Nacional da Sustentabilidade “pretende-se não só contribuir para uma cada vez maior consciencialização da sociedade em relação às alterações climáticas, uma matéria urgente, mas também quanto a outros fatores de sustentabilidade, imprescindíveis para as gerações futuras, incentivando a discussão sobre uma causa que é de todos”, comentou Rita Rodrigues, Head of Public Affairs & Media Relations da Deco Proteste.

Além desta primeira ação oficializada junto da Assembleia da República, a Deco Proteste vai igualmente avançar com um conjunto de iniciativas a decorrer até ao dia 25 de setembro do corrente ano, entre elas a organização de colóquios e fóruns de discussão, de forma a envolver todos os cidadãos portugueses neste movimento em prol da sustentabilidade.

O apoio e acompanhamento de todas as ações a desenvolver pela Deco Proteste no âmbito da criação do Dia Nacional da Sustentabilidade pode ser feito a partir da inscrição na plataforma disponível a partir do dia 22 de abril.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.