INOVA
Realidade Aumentada. A viagem garantida, em segurança e sem sair do lugar.

Opinião

Realidade Aumentada. A viagem garantida, em segurança e sem sair do lugar.

Estes últimos meses tornaram-se períodos de grande adaptação para toda a gente; agora, mais do que nunca, é tempo de pensar em alternativas e experiências que nos permitam pôr em prática as tarefas diárias, de forma consciente, preocupada com o nosso mundo e em segurança

Estes últimos meses tornaram-se períodos de grande adaptação para toda a gente. Alguns viam este momento a chegar, outros comentavam que uma pandemia não estava por vir. No entanto, apanhou-nos desprevenidos a todos, e não falo só de empresas, mas claro, a título pessoal, familiar e principalmente de organização no dia-a-dia e das nossas experiências, tão simples como sair para comprar bens essenciais ou simplesmente ir ao cinema.

Se falarmos de Realidade Aumentada, esta era já uma tendência em crescimento (antes da pandemia) e com cada vez mais vantagens, no fundo, permite-nos ter a eficiência exigida no dia a dia em qualquer lugar. A tecnologia acompanhou-nos neste último século por caminhos desafiantes e incríveis.  Agora, mais do que nunca, é tempo de pensar em alternativas e experiências que nos permitam pôr em prática as tarefas diárias, de forma consciente, preocupada com o nosso mundo e em segurança.

O trabalho remoto – apresentando inúmeras vantagens e claro também as suas desvantagens –, faz o seu call to action no que toca ao mundo da sustentabilidade. Permite eventos, reuniões, experiências e rentabilidade à distância de um clique, reduzindo viagens e deslocações, que por si diminuem a emissão de CO2, aumentam a eficiência e minimizam custos. A Realidade Aumentada, já no seu estado mais maduro, aos dias de hoje, integra-se numa série diversificada de setores, desde o retalho, aos cuidados de saúde e educação, passando pela assistência remota, entretenimento, museus e atrações turísticas. O que faz dela um excelente aliado para períodos de adaptação como o que estamos a atravessar agora no regresso à chamada, nova normalidade.

Por exemplo, recentemente, a Epson em colaboração com o Impact Hub Lisbon, anunciou a iniciativa “AR/VR for Social Good”, como parte da sua visão corporativa para 2025, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável, aproveitando ao máximo as tecnologias eficientes, compactas e precisas para reduzir o impacto ambiental dos seus próprios produtos e serviços no seu ciclo de vida. 

Aqui, além de outros temas que visitam a cidade de Lisboa, este ano eleita como a Green Capital Europeia, debateu-se o papel da tecnologia no apoio aos diferentes setores na nova normalidade. O mundo está a mudar, e por isso, nós temos de mudar com ele.

Há ainda muito que podemos desenvolver com o apoio da tecnologia. Outro exemplo tem sido o enorme crescimento do conceito das Smart Cities, que só em termos sustentáveis, representa uma enorme maturidade da nossa sociedade face aos desafios que a natureza enfrenta. Outro projeto muito interessante que desenvolvemos recentemente, permitiu-nos trabalhar em estreita colaboração com o Offshore Simulator Center (OSC) no campus de Ålesund, que utiliza tecnologia Epson para apoiar o Centro de Competências Marítimas da Noruega (NMK). Na NMK, os projetores Epson com fonte de luz laser desempenham um papel essencial no desenvolvimento de soluções mais inovadoras, incluindo na criação de espaços de reunião virtuais, no desenvolvimento de salas de controlo de navios autónomas para monitorizar o tráfego marítimo em tempo real e moldando o futuro da indústria marítima a nível mundial.

Tem sido verdadeiramente uma viagem incrível, de mãos dadas com a tecnologia para podermos atingir objetivos sustentáveis no nosso planeta e que contribuem para a materialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a que a Epson também se une. 

Por fim e para nos deixar a pensar, de acordo com um estudo desenvolvido pela Epson sobre “O futuro experiencial” , 60% das pessoas querem participar e não apenas observar: é claro para nós que a tecnologia, principalmente a Realidade Aumentada, pode ainda ganhar um espaço mais importante na vida e no trabalho das pessoas, principalmente à distância. Proporcionar experiências e aprendizagens será seguramente benéfico para todos nós. Vamos viajar?  

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.