INOVA
Universal Robots facilita integração de tecnologias de indústria 4.0

Universal Robots facilita integração de tecnologias de indústria 4.0

A empresa robótica colaborativa ampliou a sua plataforma UR+ de hardware e software de parceiros certificados, com a inclusão de kits de aplicações que eliminam entraves à automação industrial nas pequenas, médias e grandes empresas

São vinte os kits de software e hardware para as aplicações de robótica colaborativa mais populares que passam agora a estar disponíveis na plataforma UR+, o maior e mais abrangente ecossistema de produtos certificados para integração perfeita com os robôs da Universal Robots (UR). Ao reduzirem decisões técnicas recorrentes para aplicações comuns, os kits “Plug and Produce” diminuem o risco e complexidade dos projetos e estão prontos para rápida implementação em múltiplas tarefas, tais como acabamento de superfícies, controlo de qualidade, montagem, atendimento de máquinas, remoção de material, dispensa e manipulação de materiais.
“Enquanto líder mundial em robôs colaborativos, a Universal Robots congratula-se com a expansão do seu premiado ecossistema UR+ para incluir aplicações de robótica colaborativa certificadas", afirmou Jim Lawton, VP de Gestão de Produtos e Aplicações da Universal Robots. "É um novo cenário onde os clientes deixam de ter de selecionar e especificar os periféricos separadamente, passando a obter um kit com a maioria dos componentes necessários para a aplicação desejada". Os resultados são uma implementação e um retorno do investimento mais rápidos".
O ecossistema UR+ apresenta agora duas categorias de produtos: componentes e kits de aplicações. Os kits são desenvolvidos por parceiros UR+ líderes da indústria, com profundo conhecimento das aplicações, o que elimina a duplicação de trabalho técnico na implementação de aplicações amplamente utilizadas.
A nova categoria na plataforma UR+, apresenta um total de vinte kits estando previstos muitos outros. Alguns dos kits estão disponíveis globalmente, outros apenas em regiões ou países específicos. Todos os kits vêm com o software "URCap" que permite aos utilizadores controlarem todos os periféricos diretamente a partir da consola de programação do próprio robô colaborativo (cobot) numa avançada interface de utilizador 3D. 
Um exemplo é o Surface Finishing Kit da Robotiq, agora compatível com mais de 20 ferramentas orbitais pneumáticas e elétricas, de marcas líderes mundiais. Pensado para as empresas com processos de lixagem e polimento, o kit integra um software de geração de trajetórias para assegurar a aplicação de força constante em cada ciclo, o que permite aumentar a qualidade e a produtividade e, simultaneamente, reduzir de horas para minutos o tempo de programação.

Muitos dos novos Kits de aplicações, como o Kit de Aparafusamento SPATZ – STÖGER Pick&Place, são compostos por diferentes componentes certificados pela UR controlados por um único URCap. O kit SPATZ – STÖGER, por exemplo, integra sete componentes UR+ fornecendo troca automática de ferramenta e unidade de alimentação de parafusos através de um sistema Pick & Place.
Nos últimos anos, surgiram aplicações de soldadura para cobots que se refletem em vários dos kits agora lançados na plataforma UR+. Para a Europa é lançado o kit de soldadura ROBiPAK, que proporciona uma simbiose perfeita entre os equipamentos de soldadura da ABICOR BINZEL e a tecnologia de cobots da Universal Robots para utilização em operações de soldadura MIG/MAG. O URCap "Ready-To-Weld" controla todo o hardware, incluindo o sistema de tocha com arrefecimento a ar ou a água concebido para uma instalação rápida em cobots UR.

“À medida que o ecossistema UR+ foi evoluindo, a Universal Robots escutou as opiniões dos seus clientes quanto a novas formas de tornar a implantação de cobots ainda mais fácil,” afirma Jim Lawton. “Com mais de 200 produtos certificados e mais de 400 desenvolvedores envolvidos, a plataforma UR+ cresceu a um ritmo muito rápido tornando-se no ecossistema de componentes para cobots mais completa da indústria. A inclusão dos kits de aplicações vem consolidar a nossa posição de empresa de referência para uma implantação rápida e simples”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.