REDES
Como os equipamentos IoT podem ajudar a poupar o ambiente

Como os equipamentos IoT podem ajudar a poupar o ambiente

As casas inteligentes são cada vez mais importantes para preservar os recursos naturais e conseguir o mínimo consumo possível. Produtos como lâmpadas ou termostatos inteligentes oferecem todo o conforto, com uma redução de gastos

Criado em 1970, o Dia Mundial da Terra, celebrado amanhã, reúne milhões de pessoas de todo o mundo em prol do meio ambiente, destacando as ações urgentes que precisamos de tomar para salvar o planeta e reduzir a utilização dos seus recursos. É nesse sentido que a SPC, empresa tecnológica especializada no desenvolvimento de produtos eletrónicos de consumo, mostra como os equipamentos IoT são bons aliados do mundo, e não apenas da carteira.

Para poupar recursos naturais, não é necessário ter equipamentos complexos ou industriais. Na verdade, os equipamentos IoT que pode ter na sua casa oferecem todo o conforto e podem ser geridos apenas através do smartphone, ajudando assim à redução do consumo desnecessário de energia. Numa casa inteligente, os produtos eletrónicos comunicam entre si, permitindo gerir o lar e definir regras a serem tomadas sem qualquer intervenção sua, como forma de reduzir esta pegada ecológica que todos vamos deixando. 

 

Saiu de casa e não sabe se deixou a luz ou equipamentos acesos? Não há problema

Um dos produtos domésticos mais conhecidos são as lâmpadas inteligentes, como é o caso da SPC Aura 1050. Com estas lâmpadas inteligentes é possível controlar e regular a cor, a tonalidade e a intensidade da luz, porém, a melhor vantagem para o ambiente é o facto de poderem ser geridas a partir de qualquer lugar, apenas com recurso ao smartphone. Se sair de casa e não tiver a certeza sobre se deixou a luz acesa, pode confirmar com um click e corrigir esse problema. Pode também conectar estas lâmpadas a outro tipo de equipamentos, como sensores de movimento inteligentes, para que a luz da sala se ligue quando alguém entra, e se desligue quando a sala fica vazia. Além disso, através da aplicação SPC IoT pode definir uma regra em qualquer altura e a partir de qualquer lugar, para que as luzes se apaguem quando determinar e que não fiquem ligadas quando não é estritamente necessário. 

Existem também opções conectadas para quem não tem a certeza sobre se deixou, por exemplo, a televisão acesa, permitindo-lhe confirmar e desligar à distância. Com as tomadas inteligentes é possível definir regras para ligar e desligar ou ativar e desativar os seus aparelhos elétricos com o smartphone. Estas tomadas permitem também consumir menos energia e ainda monitorizar todo o consumo de cada dispositivo para um uso mais eficiente.

 

Máximo conforto não tem de ser sinónimo de gastos energéticos altos

Outra grande causa para o consumo de energia em excesso passa pelo aquecimento da casa no inverno e arrefecimento no verão. Quantas vezes saiu de casa e deixou o termostato ou a ventoinha ligada para depois poder regressar a um ambiente confortável? 

Existem inúmeros termostatos e ventoinhas inteligentes que permitem gerir o ambiente através do smartphone, ou também de regras, de forma a que a sua casa esteja confortável quando chegar, mas gastando a menor quantidade de energia possível: por exemplo, quando falamos de um termostato, em vez de deixar o aquecimento ligado todo o dia, se regressar às 19:00 e precisar que a sua casa esteja a 21ºC a essa hora, estes produtos inteligentes calculam quanto tempo demora até a casa chegar a essa temperatura e ligam-se automaticamente no momento que consideram apropriado, reduzindo o consumo energético. Conseguem também detetar se há alguma janela aberta e se estão a trabalhar em vão, parando nesse momento para evitar gastos desnecessários. 

Já as ventoinhas inteligentes podem ser ligadas através da aplicação no smartphone a partir de qualquer lugar, para refrescar o ambiente para quando chegar.

 

Por vezes, soluções universais podem ser as suas melhores amigas

Outro equipamento simples, mas que pode ser uma grande ajuda, poderá ser um comando de infravermelhos, como o SPC Horus. Este equipamento permite gerir todos os dispositivos infravermelhos na sua casa a partir da aplicação SPC IoT no seu smartphone, evitando tê-los acesos mais tempo do que o natural, e pode ser usado em televisões, ar condicionado, persianas elétricas ou mesmo ventoinhas. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.