INOVA
CES 2021: Bosch apresenta novas soluções IoT

CES 2021: Bosch apresenta novas soluções IoT

Nesta edição do Consumer Electronics Show, a Bosch aposta na IA e na conectividade para a proteção das pessoas e do ambiente com soluções inteligentes sustentáveis nas áreas da saúde, casa, indústria e mobilidade

Com o objetivo de contribuir para melhorar a saúde das pessoas e proteger o nosso planeta, a Bosch conta com a AIoT, aproveitando as possibilidades que os dados, a inteligência artificial e a internet das coisas oferecem para trazer benefícios para as pessoas e para o meio ambiente com soluções técnicas. “Combinamos IA e conectividade para dar origem à AIoT, que nos ajuda a melhorar a eficiência energética e a combater o coronavírus”, afirma Michael Bolle, membro do conselho de administração da Bosch. “A AIoT oferece um potencial enorme. Já estamos a relevar esse potencial e planeamos aumentar os nossos esforços no futuro no que diz respeito a este tema.” Sob o lema “Sustentabilidade #LikeABosch”, a empresa vai apresentar na feira virtual de tecnologia CES 2021 soluções inteligentes e sustentáveis para as áreas da saúde, residências e mobilidade. 

 

Sustentabilidade #LikeABosch: Bosch pioneira na ação climática 

Um estudo publicado recentemente na Alemanha indicou que a AIoT pode ir além das aplicações na área da saúde para desempenhar também um papel importante na ação climática. Segundo este estudo, uma digitalização que abrange áreas como a mobilidade, a indústria e a tecnologia de construção pode ajudar o país a quase atingir as metas de emissões estabelecidas pelo Acordo de Paris (fonte: Accenture). É aqui que a Bosch dá um contributo importante: o mote para a CES deste ano - “Sustentabilidade #LikeABosch” - expressa a missão de responsabilidade empreendedora da empresa. Esta que é uma sequência da campanha #LikeABosch destaca como todos podem fazer a sua parte para proteger o meio ambiente com produtos sustentáveis. A própria Bosch está a liderar pelo exemplo: de acordo com cálculos internos, todas as 400 localizações da empresa no mundo são neutras em carbono desde 2020. A Bosch é a primeira empresa industrial com operação global a atingir emissões zero de carbono no que diz respeito à energia que produz e àquela que obtém externamente.

É com a visão “Sustentabilidade #LikeABosch”, que a empresa vai apresentar na feira virtual de tecnologia CES 2021, soluções inteligentes e sustentáveis para as áreas da saúde, residências e mobilidade, das quais se destacam as seguintes inovações:

 

Sensores mais inteligentes: a IA revoluciona a monotorização da atividade física

Agachamentos, abdominais ou balanços de kettlebell: a lista de exercícios de fitness disponíveis hoje em dia é quase infinita. No entanto, muitos dos rastreadores de fitness ou smartwatches oferecem apenas um número muito limitado de atividades que podem ser monitorizadas e não reconhecem as atividades de maneira fiável devido aos diferentes estilos de desempenho, equipamentos, alturas e níveis de energia dos utilizadores. Para resolver esses problemas, a Bosch Sensortec desenvolveu um sensor de movimento de autoaprendizagem revolucionário que adiciona inteligência artificial (IA) a dispositivos portáteis: o sensor de IA de autoaprendizagem BHI260AP.

O sensor permite que os fabricantes de dispositivos wearable e hearable disponibilizem um rastreamento da condição física altamente personalizado através do software de IA de autoaprendizagem integrado no sensor. Este reconhece e adapta-se a uma ampla variedade de movimentos e é capaz de aprender qualquer nova atividade física baseada em padrões repetitivos e cíclicos. Os utilizadores podem, portanto, ser treinadores e praticantes em simultâneo.  

 

CES 2021 Innovation Award distingue sistemas eBike da Bosch

A mais recente solução Connected Biking - o computador de bordo Nyon – conduziu à nomeação da Bosch eBike Systems para o CES 2021 Innovation Awards Honoree, na categoria “Vehicle Intelligence & Transportation”. 

O computador de bordo Nyon é um all-in-one que oferece navegação a bordo, monitorização de fitness, uma função de bloqueio digital, informações de alcance baseadas em topografia e conecta a eBiker ao mundo digital via Bluetooth e WiFi. Assim, o utilizador do Nyon conecta-se à aplicação eBike Connect usando o smartphone e troca dados sobre percursos e atividades. O piloto pode usar o computador de bordo de forma simples e intuitiva durante a condução, através do ecrã touch ou da unidade de controlo. “Soluções digitais como o computador de bordo Nyon ampliam o prazer de dirigir nas eBikes e redefinem a mobilidade, porque levam as pessoas ao seu destino de forma flexível, sem estresse e segura”, explica Claus Fleischer, CEO da Bosch eBike Systems.

O Nyon está à venda desde outubro de 2020. O computador de bordo Nyon também estará em exposição no “All-Digital CES 2021”.

 

Navegação inteligente e carregamento sem fio para mini robots na lua

Como parte do programa Tipping Point da NASA, a Bosch está a unir forças com as empresas Astrobotic e WiBotic, bem como com a Universidade de Washington, para desenvolver navegação autónoma inteligente e tecnologias de carregamento sem fio para robots que exploram a superfície lunar. A Astrobotic, que é especializada em robótica espacial, atua como investigadora principal no projeto e é acompanhada pela Bosch, a Universidade de Washington, a WiBotic e o NASA Glenn Research Center. A Bosch e a Astrobotic, em conjunto com os outros parceiros, desenvolveram a tecnologia-chave e definiram o escopo da proposta desde o início - um processo de quase dois anos. A partir de 2023, esses robots lunares do tamanho de uma caixa de sapatos, designados de CubeRovers, devem ser capazes de se mover de forma autónoma pela lua e também de encontrar o caminho de volta para as suas estações de acoplamento.

 

Tecnologia ao serviço do combate à pandemia

Colocar a tecnologia ao serviço da sociedade tendo em vista a ajuda no combate à pandemia foi uma das missões levadas a cabo pela Bosch. O melhor exemplo de como a tecnologia inovadora da Bosch pode melhorar a saúde e o bem-estar é o dispositivo de testes rápidos PCR da Bosch à COVID-19 - o Vivalytic -, que utiliza reações em cadeia da polimerase (PCR) e que graças ao aperfeiçoamento do software, pode detetar uma amostra positiva através da sua alta carga viral em menos de 30 minutos, exatamente no mesmo local onde a amostra é coletada. Os testes rápidos da Bosch ao coronavírus têm uma sensibilidade de 98% e uma especificidade de 100%. O tempo de resposta para amostras negativas para SARS-CoV-2 é de 39 minutos. 

 

Computadores para veículos: na vanguarda da eletrónica automóvel

Nos carros modernos, a inteligência assume uma enorme importância, e os computadores de veículos da Bosch estão lá para fornecer essa inteligência. Esses computadores, os novos equipamentos multifuncionais da eletrónica automóvel, estão a incorporar cada vez mais funções das unidades de controlo individuais em módulos eletrónicos centrais altamente potentes. Há já mais de um ano, que os computadores para veículos da Bosch controlam funções como os sistemas de assistência ao condutor e o movimento em veículos de produção. Em breve, estes computadores serão acompanhados por computadores centrais para funções de cockpit e eletrónica de carroçaria.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.