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IoT é a maior ameaça de fraude nas telecom

IoT é a maior ameaça de fraude nas telecom

Foi este o resultado de um inquérito realizado pela WeDo no âmbito do seu evento Worldwide User Group Americas, em finais de outubro, nos EUA. Dos 100 representantes de 25 operadoras de telecomunicações, 57% afirmaram considerar a Internet of Things a maior ameaça de fraude da indústria

Com especial enfoque nos riscos escondidos para as empresas a atuar neste setor, o evento WeDo Technologies User Group Americas 2018 contou com cerca de 100 participantes, representantes de 25 operadoras de telecomunicações de todo o mundo, a quem a tecnológica portuguesa desafiou a responder a um questionário para identificar quais consideram ser as principais ameaças do negócio.

Para 57% e 26% dos inquiridos a Internet of Things e o Internet Protocol «Everything» são as tecnologias diruptivas que representam maior fonte de risco para a indústria, respetivamente. Segundo as operadoras, as ameaças decorrentes desta Transformação Digital afetam principalmente os departamentos de TI (39%), Redes e Engenharia (39%) e Legal (10%), que lidam diariamente com os desafios impostos pela quarta revolução industrial.

Quando questionados sobre as medidas a tomar para minimizar ou evitar exposição a ameaças de fraude, 47% dos operadores admite adotar um modelo contra a Subscription Fraud (Fraude de Identidade) como solução de gestão de risco, seguido de soluções de High Usage Fraud (Fraude de Abuso de Serviço) com 27% e Bypass Fraud (17%). O Subscription Fraud continua a ser o principal método de fraude a afetar a indústria das telecomunicações, que graças à sua rápida propagação representa perdas anuais significativas para as operadoras. Torna-se assim essencial a aposta em soluções robustas e inteligentes contra este tipo de ameaças.

“Esta digitalização das empresas a que temos vindo a assistir cada vez com mais relevância, representam muitas vantagens para a forma como se fazem negócios tornando o mercado mais ágil e competitivo. No entanto, e tal como este inquérito confirma, as novas tecnologias trazem também consigo um conjunto de desafios e ameaças que têm de ser endereçadas de forma eficaz e efetiva, num momento em que a internet permite uma massificação instantânea de tudo”, explica Rui Paiva, CEO da WeDo Technologies. “É com estas ameaças em vista que desenvolvemos soluções robustas e flexíveis que previnem e detetam a fraude em tempo real, podendo bloquear instantaneamente qualquer chamada ou sessão de conetividade sempre que exista um risco inerente. É com esta confiança que os nossos clientes – Operadores de Telecomunicações - mantêm os seus clientes, protegidos, satisfeitos, fidelizados e livres de ameaças maliciosas.”

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