REDES
Mais de metade das organizações industriais ainda não estão preparadas para a transformação digital

Mais de metade das organizações industriais ainda não estão preparadas para a transformação digital

Um estudo da Schneider Electric e da Omdia analisou as principais dificuldades e desafios que estas empresas enfrentam. Investigação centrou-se na eficácia dos sistemas de controlo distribuído

Um estudo da Schneider Electric e da Omdia revela que muitas organizações de processos industriais ainda não estão preparadas para a transformação digital.

O estudo, que pretendia perceber quais as dificuldades e os desafios específicos das empresas de processos industriais enfrentam e que se centrou na eficácia dos sistemas de controlo distribuído (DCS, em inglês), contou com a participação de compradores da Europa, América do Norte, Médio Oriente e região da Ásia-Pacífico, em seis indústrias específicas: água, químicos, petróleo e gás, refinação, papel e celulose e produção de energia.

94% das empresas acredita que a transformação digital terá um impacto nas suas operações nos próximos 2 a 3 anos. Apesar dos desafios, 78% dos participantes deste estudo afirmaram que estavam a implementar ativamente iniciativas de transformação digital numa ou mais instalações, com mais de metade (55%) a admitir que ainda não está totalmente capacitada.

Dos inquiridos, 88% afirmou que o apoio do fornecedor ao nível dos DCS foi excelente. No entanto, apontam três pontos a melhorar, entre eles o melhor desempenho e funcionalidade dos sistemas; maiores capacidades de integração de sistemas e retorno do investimento comprovado.

O EcoStruxure Foxboro DCS, da Schneider Electric, apoia processos e instalações industriais, oferecendo assim melhorias no funcionamento e rentabilidade.

“Com o EcoStruxure Foxboro DCS, que oferece flexibilidade e escalabilidade incorporadas, as organizações podem tirar proveito de tecnologia preparada para o futuro, que protege os investimentos ao mesmo tempo que mede e controla cada etapa do processo de forma consistente com os objetivos comerciais gerais das empresas”, sublinhou Michael Martinez, Ecostruxure Foxboro DCS Leader da Schneider Electric.

A convergência entre Tecnologias de Informação e Tecnologias Operacionais, apesar de já estar a acontecer em muitas organizações, é ainda necessária para o sucesso da transformação digital. 

As áreas de TI, corporativa e produção/fabrico são as que detêm maior influência para definir os detalhes da transformação digital dos sistemas de controlo de empresas.

A automação aberta e as arquiteturas interoperáveis associadas aos DCS são essenciais na hora de implementar novas tecnologias. Para isso, soluções como o EcoStruxure Automation Expert, tornam-se eficientes em ambientes industriais abertos.

A melhoria da escalabilidade é indicada como outra das influências mais importantes para a implementação de tecnologias de sistemas de controlo digitais.

“Assegurar-se de que os vendedores têm as competências certas e estão a utilizar ecossistemas abertos e escaláveis é fundamental para que os clientes estejam mais preparados e permite a colaboração entre TO e TI”, afirmou Nathalie Marcotte, SVP and President, Process Automation da Schneider Electric.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.