INOVA
Transformação digital para fábricas mais sustentáveis

Transformação digital para fábricas mais sustentáveis

Nexans associa-se à Schneider Electric num programa de transformação digital para levar a Indústria 4.0 às fábricas e torná-las mais sustentáveis, melhorando o seu rendimento empresarial, segurança e flexibilidade

A Nexans associou-se à Schneider Electric num programa conjunto para impulsionar a sua estratégia digital. O objetivo é acelerar a transformação da Nexans numa empresa impulsionada por dados claros, enriquecedores e processáveis, como base para melhorar o seu rendimento empresarial, segurança e flexibilidade. A digitalização das suas fábricas aperfeiçoará ainda mais a eficiência das linhas de produção, permitirá uma manutenção preditiva e reduzirá as emissões de carbono. Também contribuirá para o compromisso do Grupo de alcançar a neutralidade de carbono até 2030. Os clientes dos produtos e serviços de cabo da Nexans beneficiarão do programa através de uma maior disponibilidade dos produtos.

A Nexans decidiu colaborar com a Schneider Electric após testemunhar o êxito do seu programa de transformação digital em mais de 115 localizações em todo o mundo. A aplicação da filosofia “Think big. Act small. Scale fast” levou a resultados impressionantes, incluindo uma redução de 80% no tempo de manutenção, através da implementação de soluções de manutenção preditiva; e ainda uma redução de 15% nos custos de energia.

“Na Nexans já adotámos a digitalização em muitas áreas do nosso negócio, utilizando impressão 3D, Big Data e realidade virtual. Agora é o momento certo para levarmos a nossa estratégia digital ao próximo nível, para que os benefícios possam fazer-se sentir nos nossos ativos industriais em todo o mundo”, afirmou Christopher Guérin, CEO da Nexans. “A parceria com aSchneider Electric permitir-nos-á avançar rapidamente na área das oportunidades da Indústria 4.0, e aproveitar a sua presença global e a sua tecnologia para implementar soluções em todas as nossas localizações e acelerar a nossa neutralidade de carbono.”

“A Schneider Electric está a apoiar a transição para um mundo mais elétrico e digital que fará frente aos desafios da crise climática”, comenta Christel Heydemann, Executive Vice President, France Operations da Schneider Electric. “Estamos orgulhosos de nos tornarmos o parceiro digital da Nexans para a sua eficiência operacional e sustentabilidade. Graças à nossa plataforma EcoStruxure, ajudaremos a Nexans a tomar decisões baseadas em dados para aumentar o rendimento do seu negócio e alcançar a neutralidade de carbono.”

A inovação industrial atual é alimentada por softwares e análise de dados potentes, o que aumenta tanto a produtividade como a sustentabilidade. A plataforma EcoStruxure da Schneider Electric dota as empresas industriais de uma visão centrada na compreensão dos dados operacionais e de processo e permite partilhar, de forma exclusiva, os dados das aplicações, a supervisão em tempo real e as funções conjuntas. Isto leva a melhorias mais rápidas no rendimento operacional, a um melhor controlo de qualidade, à redução da utilização de energia e matérias-primas, a uma manutenção mais eficaz e a uma maior rentabilidade.

A colaboração da Nexans com a Schneider teve início em outubro de 2020, com um diagnóstico local a duas fábricas-piloto na Europa. Centrou-se na monitorização da utilização da energia e na manutenção preditiva com base na condição. O objetivo era identificar iniciativas de melhoria que permitissem um retorno do investimento em menos de três anos. A nível global, o programa-piloto também avaliou a atual tecnologia de informação e tecnologia operacional da Nexans, de modo a estabelecer os melhores sistemas a implementar no futuro.

A conclusão da avaliação de diagnóstico das duas instalações será utilizada para desenvolver um plano a longo prazo para levar a cabo a transformação digital num número significativo de fábricas da Nexans em todo o mundo.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.