REDES
NEC anuncia expansão do portfólio 5G com recurso a especificações O-RAN

NEC anuncia expansão do portfólio 5G com recurso a especificações O-RAN

A NTT Docomo e a NEC Corporation acabam de anunciar a expansão da interoperabilidade multifornecedor através da ligação de uma nova unidade de banda base de estação base 5G

A NTT Docomo e a NEC Corporation acabam de anunciar a expansão da interoperabilidade multifornecedor através da ligação de uma nova unidade de banda base de estação base 5G (5G-CU/DU), desenvolvida pela NEC e pela Samsung Eletronics em conformidade com as especificações da O-RAN Alliance1, com unidades de rádio remotas de estação base 5G (5G-RUs), de outros fornecedores, na rede comercial da Docomo.

A expansão da interoperabilidade entre múltiplos fornecedores com base nas especificações de interface aberta O-RAN, vai permitir que sejam usadas as estações base mais adequadas em função dos diferentes cenários de implementação, aproveitando as melhores características de fornecedores e de equipamentos específicos. Isto irá contribuir para impulsionar o desenvolvimento rápido e flexível do serviço 5G.

A nova unidade de banda base de estação base 5G da NEC permite a interoperabilidade multifornecedor e resulta de uma parceria entre a NEC e a Samsung. É interoperável com unidades remotas de estação base 5G de todos os fornecedores existentes na rede Docomo, devido à sua adoção de especificações abertas de fronthaul O-RAN; é também compatível com todas as estações base 4G existentes na rede da Docomo graças à adoção de especificações abertas O-RAN X2.

A interoperabilidade multifornecedor pela utilização das especificações de fronthaul aberto O-RAN foi também confirmada para a macro célula 5G-RU da NEC, que proporciona a cobertura de uma vasta área, e para o fronthaul multiplexer (5G-FHM) da NEC, que copia e combina os sinais de fronthaul de e para vários 5G-RUs para formar uma única área; ambos constituem novas ofertas de equipamento de estação base 5G.

Durante esta colaboração, a Docomo selecionou os itens de teste, executou os testes de interoperabilidade multifornecedor e analisou os resultados; a NEC e a Samsung Eletronics forneceram o equipamento de estação base 5G e analisaram os resultados dos testes.

Segundo Naoki Tani, Vice-Presidente Sénior da Docomo: “a ampla adoção de produtos compatíveis com O-RAN irá permitir que a Docomo construa redes altamente flexíveis e forneça serviços 5G que vão ao encontro das necessidades dos clientes. A realização da interoperabilidade multifornecedor com este novo equipamento desenvolvido pela NEC e pela Samsung Eletronics representa um passo significativo na expansão do ecossistema O-RAN. A Docomo irá continuar a trabalhar com parceiros da indústria para promover serviços Open RAN e 5G.”

Atsuo Kawamura, Vice-Presidente Executivo da NEC e Presidente da Unidade de Negócios de Serviços de Rede da empresa, afirmou: “estamos muito satisfeitos com esta cooperação com a Samsung Electronics no desenvolvimento de uma estação base 5G compatível com O-RAN que permite a interoperabilidade multifornecedor. A NEC irá utilizar o know-how de O-RAN adquirido nesta iniciativa para continuar a contribuir para a rede 5G da DOCOMO e para a expansão das redes 5G em todo o mundo.”

Satoshi Iwao, Vice-Presidente e responsável pela Divisão de Redes na Samsung Eletronics Japão, afirmou ser “motivo de orgulho colaborar com a Docomo e a NEC para distribuir as nossas soluções de rede 5G e apoiar a interoperabilidade O-RAN. Esperamos, através desta colaboração, fazer parte da transformação 5G e aproximar o 5G dos utilizadores no Japão.”

Os resultados foram apresentados entre 25 e 30 de setembro durante as conferências web do O-RAN Plugfest organizado pela O-RAN Alliance. O Plugfest foi realizado simultaneamente no Japão, na China, na Índia, na Europa e na América do Norte, facilitando a execução de provas de conceito e de testes de interoperabilidade de produtos e soluções O-RAN.

Futuramente, a Docomo, a NEC e a Samsung continuarão a testar equipamentos de estação base 5G e sistemas de comunicação programados para uso na rede comercial 5G da Docomo, com o objetivo de expandir a cobertura geográfica e alcançar conexões de rede ultra estáveis.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.