IoT & REDES
Projetos IoT deverão proporcionar retorno em menos de 3 anos

Projetos IoT deverão proporcionar retorno em menos de 3 anos

De acordo com um novo estudo da Fujitsu, a IoT alcançou um mainstream antecipado, com os líderes empresariais e tecnológicos a esperarem resultados tangíveis em três anos ou menos – dando assim o sinal de que os dias da mera experimentação com projectos IoT faz agora parte do passado

A Fujitsu solicitou à IDG Connect um estudo para melhor compreender o modo como a tecnologia IoT está a amadurecer nas empresas e para medir as expectativas do sector. Os dados confirmam que a IoT já amadureceu muito mais do que uma tecnologia emergente e sublinham que as empresas estão cada vez mais impacientes no que toca a esperar que as IoT impulsionem os seus resultados.

Quase três quartos dos inquiridos (73%) confirmaram que as implementações IoT avançaram muito para lá das fases de teste e educação do mercado, com quase metade delas a proporcionarem resultados. Sublinhando este foco crescente no retorno, o estudo da Fujitsu conduzido pela IDG Connect concluiu que quase um terço (31%) espera retorno sobre os investimentos em projectos IoT no prazo de um a dois anos, e 56% espera rentabilidade no prazo de três anos.

Devido à complexidade da IoT, as empresas estão a virar-se para fornecedores de serviços e equipamentos que as auxiliem com as implementações. No entanto, o estudo também indica que os fornecedores não estão a corresponder às expectativas. As grandes preocupações são: a necessidade de um melhor suporte (24%); uma colaboração mais próxima para que as marcas compreendam as necessidades únicas do seu cliente (23%); um apelo à redução dos preços (20%); uma maior flexibilidade contratual (17%); e mais opções as-a-service prontas a usar (15%).

“As tecnologias IoT estão a entrar num mainstream precoce num vasto conjunto de sectores verticais, como confirma o nosso estudo. Para obter o maior valor da IoT, a Fujitsu está fixada em implementar tecnologias duradouras e robustas que assegurem o máximo retorno para os seus clientes", comenta Yves de Beauregard, Responsável de Soluções de Negócio Digitais da Fujitsu na EMEIA. "Estamos a aproveitar a nossa profunda experiência em tecnologia e a combiná-la com o know-how do negócio dos nossos clientes. Os resultados do estudo mostram que é evidente que as empresas já estão a ter retornos sólidos sobre o seu investimento em projectos IoT. Tal deveria constituir um incentivo atractivo para qualquer organização que ainda esteja céptica quanto a experimentar a IoT e a obter valor a partir desta.”

 

A IoT é agora mainstream precoce num vasto conjunto de case studies

O estudo da Fujitsu também revela que as empresas estão a usar a IoT para um vasto conjunto de fins, muito além da disponibilização de eficiências processuais. Aliás, as respostas mais citadas no estudo foram para melhorar a saúde e a segurança (47%), para reforçar a segurança (47%), para usar dados que passam a ficar disponíveis para criar estratégias mais inteligentes (47%), e ainda para melhorar a manutenção (46%).

Adicionalmente, 45% das empresas já está a utilizar a IoT para gerar novas oportunidades de receita, e um quarto dos inquiridos considera que a maior oportunidade é a capacidade de cobrar preços premium por acrescentos valiosos a produtos, dados ou serviços. Além do mais, pouco mais de um quinto (22 %) das empresas citou a possibilidade de criar de forma rentável serviços melhores e mais diferenciados para atrair novos clientes.

 

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.