MOB
Ford lança sistema integrado de navegação assistida

Ford lança sistema integrado de navegação assistida

O novo sistema LHI (Local Hazard Information) será integrado em 80% da linha de veículos ligeiros da Ford e permitirá que os automobilistas recebam alertas e informações em função dos dados recolhidos por outros veículos, como travagens a fundo e a ativação de luzes de emergência

A Ford apresentou recentemente o sistema LHI, que alerta automobilistas sobre obtásculos e perigos eminentes nas estrada, escondidos pela topografia ou baixa visibilidade.

Ao contrário da norma dos sistemas de alerta de acidentes de trânsito, que requerem que outros automobilistas forneçam informações de trânsito, o sistema LHI trabalha de forma independente. Os alertas são gerados automaticamente por incidentes registados pelos carros à frente, como o acionamento dos airbags, das luzes de emergência ou dos limpa para-brisas.

Quando um automobilista se depara com uma travagem brusca, acidente ou queda de cargas, os veículos atrás - mesmo fora do campo de visão - recebem um alerta. O LHI foi concebido para fornecer alertas úteis, que só são exibidos no painel do carro se tiverem impacto na rota do automobilista, ao invés das informações genéricas commumente divulgadas pelas estações de rádio e a maioria dos serviços de GPS.

O novo Ford Puma será o primeiro modelo a incluir este novo sistema; até o final do ano, o LHI estará disponível em mais de 80% da linha de veículos de passageiros da Ford na Europa – e, por não operar de forma proprietária,  o sistema pode também gerar e receber alertas de carros de outras marcas.

Os sensores monitorizam ações como travagens de emergência, o uso dos faróis de nevoeiro e do controle de tração para detectar condições climatéricas e de circulação adversas. Estes dados são constantemente monitorizados para determinar os locais de perigo ou onde hajam já acidentes.  

Os veículos enviam informações ao sistema automaticamente, através de uma ligação segura à cloud pelo modem FordPass Connect. A HERE Technologies, parceira de tecnologia da Ford, vai operar a plataforma central baseada na cloud para agregar dados de veículos de várias marcas.

De forma semelhante a serviços de navegação como a aplicação Waze – apesar de mais sofisticada – quanto mais carros estiverem conectados à rede, maior será a eficiência do sistema. Quando vários veículos gerarem o mesmo aviso, outros que estiverem nas proximidades recebem a informação da cloud, via rede celular, para reduzir a velocidade ou tomar as precauções necessárias.

O sistema vai também incorporar informação dos órgãos de administração pública e informação de trânsito para dar outros alertas aos motoristas, como de veículos na contramão, obras,  e pessoas ou animais na pista.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.