MOB
Sevilha testa transporte aéreo urbano

Sevilha testa transporte aéreo urbano

A cidade de Sevilha, em parceria com a empresa de veículos aéreos autónomos EHang, lançou um projeto piloto de mobilidade aérea para transporte de passageiros e mercadorias em zonas urbanas

A empresa de tecnologia de veículos aéreos autónomos (AAV) EHang Holdings celebrou recentemente um acordo de cooperação com o governo de Sevilha para executar um programa piloto de mobilidade aérea urbana (UAM).

No âmbito deste acordo, a EHang irá trabalhar com o governo de Sevilha para desenvolver um programa que incluirá transporte de passageiros, logística aérea e plataformas de comando e controlo na cidade. 

A cidade colaborará também em aplicações para autorização de voos de teste de acordo com a legislação espanhola e europeia, coordenando-se com a EHang no planeamento de rotas de voo. 

"Esta parceria com a EHang, uma das maiores empresas UAM do mundo, é uma grande oportunidade para Sevilha", refere o presidente da câmara de Sevilha, Juan Espadas Cejas. “A nossa cidade tem um grande legado em aviação europeia, que acreditamos vir a ajudar a promover os testes, operações e aplicações de autorização AAV da EHang, tanto em Espanha como no resto da Europa.

"Estamos empolgados para vermos o primeiro voo da EHang em Sevilha e esperamos que a nossa cooperação facilite a comercialização do seu ecossistema de UAM na Europa".

Hu Huazhi, fundador, presidente e CEO da EHang, explica que, visto Sevilha ter muitos caminhos estreitos e velhos na cidade antiga, inacessíveis aos automóveis, o uso de AAVs pode ser uma ótima solução para aliviar o congestionamento e melhorar o tráfego, bem como para preservar áreas históricas.

“Adicionalmente, sendo Sevilha uma cidade turística popular, esperamos abrir rotas aéreas para passeios para que visitantes de todo o mundo possam experienciar a espectacular paisagem urbana da cidade por via aérea”.

De acordo com o relatório de mobilidade urbana da Comissão Europeia, mais de 60% dos cidadãos europeus vivem em áreas urbanas de mais de 10.000 habitantes, que sofrem de congestionamentos de trânsito e poluição do ar. 

Como pioneira no desenvolvimento da UAM em Espanha, Sevilha junta-se à Comunidade de Cidades da Iniciativa UAM, lançada em 2017 pelo projeto EIP-SCC da UE (Parceria Europeia de Inovação em Cidades e Comunidades Inteligentes) para promover a transformação do transporte urbano tridimensional.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.