SEGURANÇA
Canon reforça linha de videovigilância IP com analítica

Canon reforça linha de videovigilância IP com analítica

As soluções de análise de imagem da Canon melhoram os fluxos logísticos e asseguram a rastreabilidade da cadeia de abastecimento

A imagem tem a capacidade de melhorar a segurança das empresas e dos seus colaboradores. Neste sentido, a Canon continua a inovar em soluções de análise de imagem e anuncia, agora, o reforço da sua linha de negócio de videovigilância IP. Graças a uma experiência 360°, a Canon oferece, neste momento, uma vasta gama de capacidades tecnológicas dirigidas a qualquer setor, desde a logística ao retalho e até à indústria alimentar.

A multinacional conta com soluções específicas de análise de imagem pensadas para otimizar os fluxos logísticos. A sua tecnologia permite controlar em tempo real todas as atividades das instalações, como por exemplo a entrada e saída de todos os veículos, bem como o tempo que passam no local. Para além disso, esta solução permite: associar a matrícula de um camião a uma balança para medir automaticamente os tempos de carga e descarga e o seu peso; enviar os camiões diretamente para o cais que lhes corresponde; ou automatizar a gestão dos acessos, para que as barreiras sejam levantadas automaticamente, mantendo-se o controlo e agilizando-se os processos.

Outra aplicação da tecnologia de imagem da Canon é a otimização da cadeia de abastecimento: através da imagem, as empresas podem ter controlo total sobre todas as fases desta. Assim, podem controlar ao máximo toda a rastreabilidade dos bens ou matérias-primas, detetar qualquer manipulação não planeada e prever possíveis anomalias que afetem a qualidade dos produtos.
 
A tecnologia de videovigilância IP da Canon ajuda também a prevenir acidentes de trabalho e a assegurar a continuidade de negócio. Esta solução permite detetar em tempo real a utilização adequada dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como a colocação de capacetes, máscaras, etc. de forma adequada, para garantir a proteção dos colaboradores.

Por outro lado, esta tecnologia pode identificar automaticamente qualquer comportamento fora do normal dentro de uma organização, como quedas, tropeções, colisões e outros, oferecendo a possibilidade de corrigir comportamentos, compreender o que está a acontecer e tomar decisões mais inteligentes. Finalmente, permite aos profissionais de Segurança e Higiene no Trabalho realizar estudos ergonómicos e identificar áreas e funções de trabalho que impliquem riscos para, assim, desenvolver um plano específico destinado a melhorar a segurança dos colaboradores.

Nos últimos anos, a multinacional japonesa adquiriu várias empresas especializadas em videovigilância IP, com o propósito de oferecer aos seus clientes a máxima versatilidade na análise de imagens. Neste sentido, em meados de 2014, a Canon Europa adquiriu a Milestone Systems, empresa dinamarquesa especializada em gestão de vídeo sobre plataformas abertas, para reforçar a sua divisão de negócio de videovigilância. Um ano mais tarde, em 2015, adquiriu a Axis Communications, empresa sueca de segurança especializada em soluções de videovigilância e líder na venda de câmaras de vigilância IP. Finalmente, em 2018, a Canon Inc. adquiriu a empresa israelita BriefCam, especializada na comercialização de software de análise de conteúdo de vídeo (VCA, na sua sigla em inglês).

Graças a esta estratégia, a Canon expandiu a sua capacidade e hoje oferece uma gama ainda mais ampla de tecnologia e soluções de última geração na área de câmaras de rede, software de gestão de vídeo e software de análise de conteúdo de vídeo.

"Com a abrangência das nossas soluções de videovigilância pretendemos oferecer uma visão mais ampla aos clientes e ajudá-los a aumentar a sua segurança. Queremos reforçar a nossa posição enquanto parceiro de confiança para empresas em todos os setores, dando resposta às suas exigências mais específicas", afirmou Joaquim Pimenta, Sales Director da Canon Portugal.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.