SEGURANÇA
CES 2017: Bosch

CES 2017: Bosch

"Tornar coisas em parceiros" foi o mote sob o qual a Bosch apresentou em Las Vegas o seu vasto leque de novas soluções de conetividade—tecnologia inteligente para tornar a vida mais fácil, confortável e segura.

 

Soluções Para a Casa Inteligente

A Bosch anunciou a expansão do seu Smart Home System, que une todos os dispositivos Smart Home numa única app, com a nova funcionalidade Scenario Manager. Tornando a casa conetada ainda mais intuitiva, e a vida dos seus habitantes ainda mais simples, o Scenario Manager permite configurar determinados controlos para serem ativados em "cenários" (situações) específicos. Por exemplo, ao sair de casa, o utilizador já não precisa de verificar se o aquecimento, aparelhos eletrónicos ou luzes estão desligados. O Scenario Manager assume estas tarefas rotineiras e pode ser facilmente ativado com o toque de um dedo. Cenários pré-instalados podem ser facilmente configurados para se adaptarem às necessidades do utilizador, e o sistema é compatível com diversos outros fabricantes, tornando-o altamente versátil. As suas funcionalidades são constantemente atualizadas, e novos dispositivos integrados, mantendo-o funcional e relevante ao longo do tempo.

Em adição a isto, a Bosch apresentou três novas soluções em segurança. Com a câmara para interiores 360º e a câmara de exteriores Eyes, o usuário pode monitorizar o que acontece na sua casa a qualquer hora e em qualquer ponto do mundo. Com gravação local e encriptada, o usuário não perde um único evento—a não ser, evidentemente, que assim queira, em cujo caso a objetiva da 360º pode ser recolhida para dentro do corpo da câmara de forma a garantir privacidade. A Eyes, por outro lado, é mais que uma simples câmara: combina também sensores de movimento e luz, e um sistema de intercom num único dispositivo inteligente.

A terceira adição à segurança da Smart Home é o Twinguard, detetor de fumo premium equipado com sensores de humidade, temperatura, e compostos voláteis, oferecendo não só segurança contra incêndios mas também monitorização constante da qualidade do ar. Graças à sua tecnologia feixe duplo, o Twinguard garante uma deteção confiável de situações perigosas com o menor número falsos alarmes.

Ainda no tema de Smart Homes, a caldeira de água Greentherm 9000iSE esteve entro os produtos da Bosch a receberem um CES Award. Através de uma App, esta caldeira pode ser facilmente ligada e desligada remotamente a partir de um smartphone ou tablet. Da mesma forma, o utilizadores pode também regular a temperatura da água ou monitorizar o estado de operação do aparelho, bem como ser alertado em caso de anomalia.

Soluções para a Cidade Inteligente

No CES, a Bosch apresenta soluções nas áreas de mobilidade, energia e tecnologia de edifícios, segurança, e administração urbana digital. Em relação à mobilidade, as tecnologias exibidas incluem sistemas de monitorização de ambiental e tecnologias de estacionamento conectado, bem como gestão de frotas, e-mobility, e soluções de transportes intermodais. Em relação a energia, estações de energia virtual, aquecimento energeticamente eficiente, água quente, sistemas de arrefecimento e tecnologia de armazenamento de energia estão a ser exibidas. Os sistemas de segurança incluem tecnologias de proteção contra incêndios, sistemas de controlo de acessos e solução de videovigilância. Para edifícios residenciais, a Bosch oferece tecnologia para a casa inteligente e aparelhos eletrodomésticos conectados.

Estacionamento baseado em comunidade

Especialmente em áreas urbanas residenciais, lugares de estacionamento são muito procurados. Com o estacionamento baseado em comunidade, a Bosch está a revolucionar a procura de lugares de estacionamento e a facilitar a vida aos condutores. Quando o automóvel vai pela estrada, sensores de ultrassom detetam lugares disponíveis e medem o espaço entre os automóveis estacionados. A informação recolhida é transmitida para um mapa digital da estrada. Os algoritmos de alta performance da Bosch acedem à plausibilidade da informação e fazem a previsão da situação de estacionamento. Um mapa em tempo real fica disponível para automóveis nas redondezas, e os condutores podem dirigir-se diretamente aos lugares disponíveis. Projetos piloto nos Estados Unidos da América estão previstos para 2017. Em colaboração com a Mercedes-Benz, a Bosch está a testar o conceito de estacionamento comunitário na área metropolitana de Estugarda.

Transforme Sensores em Soluções

Por último, a Bosch apresentou a sua nova plataforma de sensores XDK para o desenvolvimento de soluções IoT. Sensores MEMS (sistemas microeletromecânicos) da Bosch são os olhos e ouvidos de inúmeros dispositivos eletrónicos em todo o mundo, de smartphones a carros. Nesta solução, a companhia integrou oito tipos diferentes: giroscópio, acelerómetro, magnetômetro, sensor de volume de som, luz ambiente, temperatura, pressão de ar e humidade. Com conexão Bluetooth e wifi, a plataforma  XDK pode ser facilmente instalada e configurada para aplicações específicas, permitindo às companhias desenvolver as soluções IoT mais adequadas às suas necessidades.

 

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.