SEGURANÇA
Empresa usa teoria dos jogos para reforçar segurança pública em diferentes situações

Empresa usa teoria dos jogos para reforçar segurança pública em diferentes situações

A Armorway – empresa fundada na University of Southern California (UCS), Estados Unidos, em 2013 – desenvolveu um software que recorre à teoria dos jogos de maneira a efetuar eficientemente a análise de mega-dados em tempo real – ajudando forças policiais e/ou de vigilância a diminuírem o risco de crimes em múltiplos contextos de uma forma similar à de uma partida de xadrez

Este sistema explora a análise de dados, a aprendizagem de máquinas, e um conjunto de algoritmos patenteados com o intuito de converter informações de diferentes fontes em suportes gráficos úteis e em estratégias avançadas de alocação de recursos: o já referido software gera planos de segurança imprevisíveis a partir de dados de câmaras de videovigilância, registos históricos de crimes, media sociais, informações de geolocalização, horários de voos, padrões de movimentos de multidões, e comunicações de incidentes em tempo real. Tais planos são ajustados às necessidades específicas de cada cliente, sendo atualizados automaticamente sempre que novos dados são processados pelo software.

Zaré Baghdasarian, presidente executivo e um dos fundadores da companhia, explica que o género de relatórios fornecidos pelo programa são essencialmente sugestões relativas a que locais as várias instituições devem enviar os seus recursos, e a que horas o devem fazer: entre os atuais clientes da Armorway contam-se a Guarda Costeira dos EUA, o Aeroporto Internacional de Los Angeles, e o serviço federal de Air Marshals do mesmo país. O preço do software varia entre 50 000 e 300 000 dólares, dependendo das necessidades dos clientes. A dita empresa planeia igualmente expandir a capacidade e a análise de oferta do seu produto para os negócios nos setores da cibersegurança, do marketing social, e da auditoria financeira.

Segundo a Armorway um recente teste-piloto do software levado a cabo pela Guarda Costeira dos Estados Unidos terá aumentado a eficácia das patrulhas daquela força policial em mais de 60%.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.