SEGURANÇA
IA na deteção de incêndios

IA na deteção de incêndios

Fire Detection, a solução "verde" para a deteção precoce de incêndios através de Inteligência Artificial e Internet of Things (IoT) foi premiada na IX edição dos enerTIC Awards, na categoria "Predictive Maintenance"

Fire Detection, a solução "verde" para a deteção precoce de incêndios através de Inteligência Artificial e Internet of Things (IoT) foi premiada na IX edição dos enerTIC Awards, na categoria "Predictive Maintenance". O projeto foi desenvolvido pela UFD, o distribuidor de eletricidade do grupo Naturgy, e pela Minsait, uma empresa Indra. 

Os Prémios enerTIC, organizados pela Plataforma enerTIC há nove anos, visam identificar, premiar e divulgar casos de sucesso e as boas práticas inovadoras que servem como referência para avançar e sensibilizar para as oportunidades oferecidas pela digitalização na melhoria da eficiência energética e sustentabilidade.

O prémio reconhece o compromisso da UFD e da Minsait nestas áreas, que se reflete no desenvolvimento de um projeto tecnológico inovador que dá prioridade à proteção ambiental e à utilização de energias renováveis para reduzir as emissões poluentes.

A Fire Detection é uma solução inteligente, baseada na plataforma Onesait Phygital Edge da Minsait, que utiliza como postos de vigilância as torres e as linhas elétricas. Esta configuração permite uma monitorização de 360º da zona florestal para detetar possíveis incêndios em grandes áreas de vegetação em questão de segundos e com total fiabilidade, mesmo em áreas de difícil acesso. O sistema envia alertas que são processados através das capacidades de edge computing da plataforma, um modelo que aproxima a computação de dados à localização onde são necessários para melhorar os tempos de resposta e poupar largura de banda.  

A redução das emissões de CO2 é outro grande benefício da solução, uma vez que é alimentada por energia fotovoltaica e armazena-a para garantir um funcionamento 24 horas por dia, todos os dias do ano. Além disso, dispõe de um software de controlo que permite ao sistema entrar em modo de suspensão após cada operação para minimizar a utilização de energia. 

Graças a algoritmos de Inteligência Artificial, a solução Fire Detection é capaz de analisar e extrair informação em tempo real das imagens obtidas a partir das câmaras, localizadas nas torres de alta e média tensão, e identificar sinais de fogo e fumo. Se o resultado for positivo, o sistema transmite um alerta para o centro de controlo com a identificação da câmara, a orientação em que foi tirada, a imagem e a área de deteção realçada.

Além disso, incorpora sensores IoT que ajudam a reduzir "falsos positivos" e a otimizar os recursos energéticos armazenados. Isto é, medem a temperatura, humidade e pressão atmosférica para evitar a captação de imagens em condições meteorológicas incompatíveis com o risco de incêndio e melhorar a sua captação quando existe um risco elevado de incêndio.

 

Fácil implementação

A solução Fire Detection é simples de implementar e é facilmente escalável, permitindo a obtenção de imagens em grandes extensões de ambientes naturais. O alcance das câmaras para deteção de pequenos incêndios é de aproximadamente 2 quilómetros.

A solução permite alojar algoritmos para monitorizar o estado das próprias torres elétricas, avaliar o comportamento das infraestruturas em condições meteorológicas extremas ou detetar incursões em áreas restritas em termos de segurança. Além disso, a sua aplicação está a ser estudada para monitorizar constantemente a velocidade do vento na seleção de novas localizações de parques eólicos.

O Comité Técnico da Plataforma enerTIC avaliou os mais de 100 projetos apresentados e escolheu os vencedores em cada uma das categorias premiadas, com base nos seguintes critérios: grau de inovação aplicada, usabilidade das Tecnologias de Informação e Comunicações, impacto na redução do consumo de energia e das emissões de CO2, exemplaridade ou aplicabilidade noutras organizações/ambientes e utilização de métricas e indicadores de melhoria. 

A contribuição para os objetivos de sustentabilidade nas suas múltiplas vertentes de redução da pegada de carbono, economia circular e impacto social é um dos principais desafios do Phygital, o novo vetor estratégico para o crescimento da Minsait, que também procura melhorar a eficiência, rentabilidade e flexibilidade das operações em todos os tipos de ativos, produtos ou infraestruturas físicas e transformar a interação das pessoas com o mundo físico, combinando informação real e virtual.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.