SEGURANÇA
Iniciativa Securing Smart Cities cresce três vezes em um ano

Iniciativa Securing Smart Cities cresce três vezes em um ano

A Securing Smart Cities é uma iniciativa global sem fins lucrativos, lançada há um ano, que tem como objetivo consciencializar, alertar e resolver problemas existentes ou futuros problemas ligados à cibersegurança nas smart cities

Em apenas um ano de vida, a comunidade que apoia que apoia esta iniciativa já triplicou: passou de 10 peritos em cibersegurança provenientes de todo o mundo, para mais de 30.

“Neste primeiro ano, a iniciativa cooperativa da Securing Smart Cities fez progressos substanciais – antes de abordarmos este tema, pouco tinha sido discutido, mas agora muito mais pessoas estão alerta relativamente às implicações da ciber segurança nas tecnologias das smart cities e começaram já a discutir as questões por nós levantadas. Embora estejamos ainda a começar e haja imenso trabalho pela frente, os resultados foram fantásticos e são um grande incentivo para continuarmos a trabalhar no sentido de ajudarmos cidades em todo o mundo a serem mais seguras e a protegerem melhor os seus cidadãos”, afirma Cesar Cerrudo, membro do Conselho da Securing Smart Cities e CTO na IOActive.

A Securing Smart Cities tem vindo a publicar vários documentos que podem ajudar as autoridades das diferentes cidades, "Como Adotar as Tecnologias Smart City corretamente" e como organizar um Departamento de Segurança Smart City. Foram realizadas, também, algumas pesquisas práticas e avaliações, cujas respetivas conclusões foram publicadas. Os representantes da Securing Smart Cities participaram também em alguns dos eventos mais relevantes na área. Um representante da iniciativa brifou o governo dos EUA sobre a segurança nas smart cities. Outro dos apoiantes teve oportunidade de ajudar a European Union Agency for Network na realização de dois estudos sobre as possíveis questões de segurança nos transportes públicos das smart cities.

O aumento da consciencialização das questões da cibersegurança nas cidades é uma das necessidades mais pertinentes. As cidades continuam a evoluir, cada vez mais, numa perspetiva “inteligente” e incorporam, constantemente, novas tecnologias nas suas infraestruturas, ignorando, muitas vezes, a importância da cibersegurança. A Securing Smart Cities desempenha um papel fundamental na educação dos principais participantes, como governos, vendedores, profissionais, etc., sobre os atuais problemas da cibersegurança e sobre as possíveis soluções para as smart cities.

“Uma coisa que aprendemos este ano foi que existe uma enorme necessidade de pesquisa na área da segurança das smart cities, à qual se deve dar prioridade. A comunidade Securing Smart Cities tem trabalhado bastante no sentido de criar mais pesquisas e, portanto, de evoluir nesta área mas ainda há muita coisa a ser feita. No geral, tivemos um ano com bastante sucesso. Os nossos documentos já estão a ser utilizados por líderes mundiais e por ‘decision makers’ no planeamento e desenvolvimento das suas estratégias, ainda assim queremos alcançar muito mais no próximo ano", explica Mohammad Amin Hasbini, membro do Conselho da Securing Smart Cities e perito de Segurança na Kaspersky Lab.

No futuro, a Securing Smart Cities pretende continuar a aumentar a consciencialização e os alertas sobre as questões da segurança nas cidades, partilhando o seu conhecimento com as autoridades presentes nas mesmas através da publicação de guias de segurança e da realização de pesquisas efetuadas sobre diferentes áreas de segurança das cidades do futuro.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.