SEGURANÇA
Prosegur Security inaugura centro de operações

Prosegur Security inaugura centro de operações

A Prosegur Security inaugurou o seu novo iSOC –Intelligent Security Operations Center – em Lisboa, com vista a abordar as operações de segurança de uma forma mais inteligente e ágil, antecipando os riscos e ameaças que as empresas enfrentam atualmente

 A Prosegur Security, a divisão da Prosegur que oferece soluções de segurança física e eletrónica a clientes corporativos, inaugurou o seu novo iSOC –Intelligent Security Operations Center –, em Lisboa. O desenho e implementação deste centro de última geração contou com um investimento de mais de um milhão de euros e levará à criação de 100 novos postos de trabalho. Este centro integra tecnologia de ponta (Inteligência Artificial, IoT, Big Data, etc), processamento inteligente de dados, serviços avançados de segurança e permitirá abordar as operações de segurança de uma forma mais inteligente e ágil, antecipando os riscos e ameaças que as empresas enfrentam atualmente. Com este novo investimento e capacidades, a empresa reafirma o seu compromisso com o mercado português, onde opera há mais de 40 anos. 

A inauguração do iSOC ficou a cargo do Superintendente Pedro Neto Gouveia, Diretor do Departamento de Segurança Privada da Polícia de Segurança Pública. O evento contou também com a presença de representantes de várias Autoridades políticas e representantes das Forças e Corpos de Segurança do Estado.  

“Movemo-nos num ambiente em que os riscos tradicionais estão a tornar-se cada vez mais difusos, inesperados e disruptivos. Este contexto está a dar lugar a uma inevitável evolução da segurança e na Prosegur definimos um modelo que procura dar resposta a esta nova realidade, a Segurança Híbrida. A nossa proposta baseia-se no empoderamento dos nossos especialistas de segurança através de tecnologias inteligentes e dados em tempo real. Desta forma, conseguimos a combinação perfeita entre recursos humanos com experiência e conhecimento, meios tecnológicos operados e dados recolhidos e transformados em insights para uma melhor e proactiva gestão operacional. Com isso, oferecemos uma solução de segurança mais individualizada e mitigamos os riscos para o desenvolvimento da atividade económica dos nossos clientes. Como parte desta estratégia, os nossos centros de operações de segurança estão a evoluir e o iSOC está a estabelecer-se como um pilar fundamental no futuro da segurança, tornando-se o cérebro do modelo de Segurança Híbrida”, salienta Gonçalo Morgado, diretor geral da Prosegur Security em Portugal.

 

A diferenciação proporcionada pelo iSOC 

Com a abertura do novo iSOC, a empresa introduz novos avanços tecnológicos que apoiam e melhoram as funções e serviços prestados aos seus clientes. Entre estes, destacam-se a gestão de sinais de alerta e a ativação de protocolos de segurança; a monitorização ativa de imagens – incluindo maiores capacidades através da incorporação de Inteligência Artificial –; a gestão remota de entradas e saídas de veículos e pessoas; e a revisão do cumprimento dos regulamentos e parâmetros operacionais do cliente. Além disso, o iSOC amplia as capacidades remotas para lidar com incidentes técnicos e está configurado como o centro de recolha de dados e respetiva análise, para reforço das capacidades operacionais no terreno, 365 dias por ano, 24h por dia.  

A Prosegur Security tem atualmente mais de 3.000 clientes em Portugal e, a partir do seu centro de operações, são supervisionadas mais de 3.500 instalações de clientes. Além disso, o iSOC tem capacidade para monitorizar mais de 4 milhões de alarmes por ano, assim como mais de 50 mil rondas virtuais. A empresa tem ainda uma equipa de cerca de 5.000 colaboradores no país, dos quais mais de 160 estarão localizados no seu novo centro de operações.  

Relativamente ao alcance global dos iSOC, a Prosegur está a trabalhar na transformação de outras 12 instalações – semelhantes à de Lisboa – na Argentina, Brasil, Chile, China, Colômbia, Espanha, EUA, México, Paraguai, Peru, Singapura e Uruguai, com o objetivo de desenvolver trabalho colaborativo e em rede entre os diferentes mercados. 

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.