SEGURANÇA
Securing Smart Cities

Securing Smart Cities

Acaba de ser posto em marcha o projecto Securing Smart Cities, uma nova iniciativa global sem fins lucrativos que tem como objectivo resolver os problemas de cibersegurança existentes e futuros das cidades inteligentes, através da colaboração e intercâmbio de informação entre diferentes organizações.

Apoiado pelos principais analistas de segurança TI, incluindo a IOActive, a Kaspersky Lab, a Bastille e a Cloud Security Alliance, este projecto irá tornar-se num nó de comunicação entre as empresas, governos, meios de comunicação e ONGs de todo o mundo que participem na criação, melhoramento e fomento das tecnologias inteligentes e seguras para as cidades modernas, do futuro

O conceito de smart cities está em alta e muitas organizações de todo o mundo estão a trabalhar em soluções inteligentes para que estas cidades sejam eficientes em termos de energia, cómodas, ecológicas e seguras. Nem sempre se tem em conta a cibersegurança destas cidades inteligentes. No entanto, quanto mais cresce o projecto de smart city, maior é o risco potencial de sofrer um ciberataque. Se este problema não for abordado desde o princípio, será muito mais difícil enfrentá-lo mais à frente, fazendo com que a cidade fique vulnerável.

O objectivo final da iniciativa Securing Smart Cities é evitar estes riscos através de uma série de actividades, tais como:

• Educação nas cidades e fornecedores sobre a importância e benefícios de aplicar as melhores práticas de segurança
• Colaboração com os parceiros para partilhar ideias e metodologias
• Promoção da importância e dos benefícios da introdução da segurança desde o primeiro ciclo de vida de desenvolvimento de um projecto ou plano
• Criação de associações entre cidades, fornecedores e comunidade de segurança
• Criação de normas, directrizes e recursos que possam ajudar a melhorar a cibersegurança em todas as áreas relacionadas com as smart cities

Os participantes de Securing Smart Cities acreditam que a iniciativa pode ajudar a partilhar de uma forma eficiente e responsável o conhecimento sobre a cibersegurança das cidades modernas. Também irá envolver uma ligação entre fornecedores de equipamentos de automatização de infra-estruturas públicas e analistas de segurança para que ponham à prova a segurança desses produtos, bem como uma colaboração com as autoridades de cada cidade, no sentido de as ajudar a resolver conjuntamente os novos problemas de segurança.

"A cibersegurança de uma cidade moderna e inteligente não é algo que se possa resolver por sua conta. O conceito implica muitas tecnologias diferentes que se comunicam entre si e a única maneira de antecipar e eliminar todos os possíveis problemas de segurança é através da colaboração entre peritos de todo o mundo. É por isso que nasce agora este projecto", afirma Cesar Cerrudo, CTO da IOActive e membro do conselho da Securing Smart Cities.

"As cidades inteligentes representam uma grande oportunidade para o crescimento, a sustentabilidade e a melhoria social. No entanto, os projectos não podem simplesmente ser inteligentes; devem também ser seguros. A inclusão de tecnologias integradas e o aproveitamento da Internet das Coisas nas infra-estruturas da cidade trazem riscos que devem ser considerados e controlados para manter a segurança dos cidadãos. Queremos trabalhar com urbanizadores e construtores para criar essa consciência para as ciberameaças. Partilhar informação sobre como mitigar essas ameaças antes que possam afectar o público é fundamental", afirma Chris Rouland, fundador e CEO da Bastille e membro do conselho da Securing Smart Cities.

"Proteger as cidades inteligentes tem como objectivo resolver os ciberproblemas em cada etapa do desenvolvimento: desde a planificação até à execução efectiva das tecnologias inteligentes. Apelamos às autoridades da cidade, às equipas no terreno e aos fornecedores de software, assim como aos analistas de segurança, que se juntem ao debate", sublinha Patrick Nielsen, analista principal de segurança da Kaspersky Lab e membro do conselho da Securing Smart Cities.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.