SMART CITIES
85% das pessoas acredita que a tecnologia é essencial para a mobilidade urbana

85% das pessoas acredita que a tecnologia é essencial para a mobilidade urbana

Os resultados vêm do mais recente estudo de monitorização da Keolis, que analisa mudanças sócio-demográficas – como padrões de trabalho, aumento do uso de tecnologias digitais, aumento da expectativa de vida, desenvolvimento de regiões – e o impacto que estas têm na mobilidade

De acordo com um estudo global da Keolis, empresa de mobilidade, grande maioria das pessoas (83%) acredita que a tecnologia desempenha um papel essencial na simplificação das suas viagens na cidade, enquanto mais de dois terços (70%) das pessoas que têm um smartphone usam um aplicação de transporte ou mapas pelo menos uma vez por mês.

A empresa focou-se em 37 cidades em 15 países espalhados por quatro continentes para investigar os hábitos de uma amostra formada por 6.600 pessoas, examinando como estas usam novas tecnologias e o impacto que o digital tem na mobilidade. 

Fica claro no estudo que estão a surgir padrões de comportamento muito mais diversos em todo o mundo, e as cidades e operadoras de transporte precisam estar cientes das expectativas das pessoas para que os seus serviços e soluções sejam compatíveis com as suas necessidades.

"Ao contrário do mito popular, uma grande porcentagem de pessoas não faz a mesma viagem para o trabalho ou para casa todos os dias, de segunda a sexta", refere Kara Livingston, diretora de marketing e atendimento ao cliente da Keolis.

Isso significa que as políticas de transporte organizadas em torno dos mesmos passageiros que viajam das 7 às 9 horas da manhã e das 5 às 7 horas da noite não são tão adequadas quanto costumavam ser.

“Os hábitos de vida e padrões de trabalho estão a mudar, e os padrões mais diversos de mobilidade significam que as expectativas das pessoas de poder ir e fazer as coisas em momentos diferentes são muito altos”, disse Livingston.

O estudo também descobriu que as viagens multimodais se estão a tornar realidade para muitas pessoas. Mais de três quintos (62%) dizem que usam um meio de transporte diferente para sair e voltar para casa e mais da metade (57%) usam diferentes modos de transporte de um dia para o outro.

Mais de quatro quintos (83%) das pessoas entrevistadas consideram que a tecnologia desempenha um papel essencial na facilitação da sua mobilidade urbana (de carro, transporte público ou qualquer outro meio de transporte), permitindo que:

  • Selecionem o modo de transporte correto no momento certo
  • Tenham acesso a vários modos de transporte diferentes
  • Optimizem a sua rota e tempo de viagem.

Destacam-se, no entanto, duas grandes expectativas no que diz respeito à mobilidade: 45% das pessoas inquiridas gostariam de ver serviços mais frequentes no transporte público, incluindo à noite e nos fins de semana, e 40% gostariam de ver melhorias nos níveis de conforto, como ar-condicionado e assentos mais confortáveis.

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.