SMART CITIES
Lisboa recebe conferência sobre mobilidade inteligente

Lisboa recebe conferência sobre mobilidade inteligente

O Smart Mobility Summit 2019 terá novamente passagem por Lisboa, depois de já ter tido lugar em São Francisco e Amesterdão. O evento terá lugar nos dias 8 e 9 de maio

O Smart Mobility Summit foi concebido para facilitar a discussão de casos de uso e para apresentar as melhores práticas em tópicos chave que estão a impulsionar a indústria de mobilidade inteligente. A conferência já teve edições em São Francisco, Lisboa e Amesterdão e, este ano, regressa a Portugal nos dias 8 e 9 de maio.

A conferência apresenta dois dias de apresentações e painéis de discussão, representando a vanguarda das tecnologias Smart Cities, a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), as tecnologias de mobilidade urbana e rural e as soluções Smart Energy.

Os serviços da cidade inteligente estão a evoluir rapidamente para atender às procuras dos cidadãos e das empresas. O desenvolvimento de tecnologias, plataformas e serviços de conectividade móvel está a desbloquear novos recursos e oferece uma oportunidade significativa para o setor de comunicações.

A rede de transporte é fundamental para a infraestrutura nacional, mas também tem sido uma das principais causas de gases de efeito estufa. Como podemos reduzir a pegada de carbono para abordar questões ambientais e diminuir a dependência de combustíveis fósseis?

Estes serão alguns dos temas a discussão no primeiro dia do Smart Mobility Summit. Já no segundo dia será discutido a busca por cidades mais inteligentes. Estes devem ser conectados e coordenados para garantir uma prestação de serviços eficiente.

As iniciativas de energia inteligente são essenciais para oferecer sustentabilidade e resiliência aprimoradas - como podem ser um direcionador para a cidade inteligente do futuro?

A oportunidade da Internet das Coisas está prevista para ser ainda maior do que a da própria Internet. A IoT oferece aos fornecedores um potencial de crescimento significativo e uma oportunidade de entrar em novos mercados verticais.

No entanto, também gera desafios significativos. Como os fornecedores podem atender às diversas necessidades de conectividade de vários dispositivos, máquinas e IoT em massa cria problemas de segurança? Como podemos garantir segurança para todos?

Parte da conferência é, também, um desafio para startups, em parceria com a Beta-i. O alvo desta iniciativa são empresas inovadoras que estão a fornecer soluções para transporte urbano, saúde, energia, poluição, conectividade, segurança e muitas outras aplicações indefinidas no futuro.

A Smart Planet é Media Partner do Smart Mobility Summit 2019.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.