SMART CITIES
Accenture cria API para cidade inteligente no Japão

Accenture cria API para cidade inteligente no Japão

O projeto, realizado em conjunto com a Universidade de Aizu, também se irá focar no sistema operativo da cidade inteligente e em inteligência artificial para ajudar a mudar os comportamentos dos cidadãos

A Accenture e a Universidade de Aizu, no Japão, estão a conduzir um projeto de investigação em conjunto para desenvolver o primeiro marketplace de API padrão para cidades inteligentes no Japão.

O projeto também irá explorar a utilização de um sistema operacional de cidade inteligente para fazer uma melhor utilização da Inteligência Artificial (IA) em serviços públicos e promover mudanças comportamentais nos cidadãos. O foco será a cidade de Aizuwakamatsu, em Fukushima, como um estudo de caso.

A Accenture trabalha com a cidade de Aizuwakamatsu desde 2011, após o terremoto no Japão. A empresa está a trabalhar com a cidade e os seus cidadãos para permitir que se torne uma cidade de próxima geração usando tecnologias como IA, big data e Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). O seu objetivo é criar um modelo de cidade inteligente que possa ser implementado em todo o Japão.

A Accenture desenvolverá o marketplace de API no ambiente cloud do Laboratório Avançado de TIC da Universidade de Aizu (LICTiA). O objetivo é fornecer um canal para partilhar e disseminar código padronizado para criação e vinculação de software.

O site planeado irá ajudar o governo local, as empresas e outras partes interessadas locais a desenvolverem e a beneficiarem de novos vínculos de dados e integração entre cidades inteligentes e iniciativas do setor.

Shojiro Nakamura, co-líder do Accenture Innovation Center Fukushima, disse que o governo japonês está a promover uma arquitetura padronizada de cidade inteligente "para o bem da sociedade", em particular para apoiar o desenvolvimento sustentável nas áreas urbanas.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.