SMART CITIES
As cidades mais inteligentes do mundo. Lisboa e Porto na lista

As cidades mais inteligentes do mundo. Lisboa e Porto na lista

O IESE Cities in Motion Index 2019 analisou 174 cidades e as suas capacidades enquanto smart cities. Lisboa e Porto são as únicas cidades portuguesas que figuram na lista, estando ambas no top 100

A sexta edição do IESE Cities in Motion Index já foi lançada. Os especialistas do Centro de Globalização e Estratégia da IESE Business School investigaram o grau de desenvolvimento em 174 cidades (incluindo 79 capitais) de 80 países.

Este índice incluiu mais nove cidades neste ano em comparação com 2018, mostrando que há um aumento no número de cidades inteligentes em todo o mundo.

O Índice de Cidades em Movimento (CIMI, no acrónimo em inglês) foi criado com a intenção de ajudar o público e os governos a reconhecer o desempenho de uma cidade com base em nove dimensões fundamentais. Estas dimensões criadas num único indicador incluem capital humano, coesão social, economia, governance, meio ambiente, mobilidade e transporte, planeamento urbano, alcance internacional e tecnologia.

A plataforma projeta um modelo conceitual baseado numa série de entrevistas detalhadas com líderes urbanos, empreendedores, académicos e especialistas associados ao desenvolvimento nas cidades inteligentes. O processo do ranking envolve um conjunto de etapas que abrangem a investigação da situação, a construção de uma estratégia e sua posterior implementação.

Lisboa é a primeira cidade portuguesa a aparecer no índice, na posição número 44. A capital portuguesa tem um CIMI de 63,52 e uma performance de RH (relativamente alto). Já o Porto aparece na 91.ª posição, à frente de cidades como Liverpool (Reino Unido), Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Atenas (Grécia). O CIMI do Porto é de 54,76, tendo uma performance M (mediano).

As dez principais cidades inteligentes, segundo o IESE Cities in Motion Index 2019, são:

  1. Londres, Reino Unido
  2. Nova York, Estados Unidos da América
  3. Amesterdão, Países Baixos
  4. Paris, França
  5. Reykjavík, Islândia
  6. Tóquio, Japão
  7. Singapura, Singapura
  8. Copenhaga, Dinamarca
  9. Berlim, Alemanha
  10. Viena, Áustria
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.