SMART CITIES
Aveiro vai testar integração de todos os meios de transporte numa app

Aveiro vai testar integração de todos os meios de transporte numa app

Nova aplicação vai integrar a oferta dos vários meios de transporte no concelho de Aveiro, incluindo autocarros, comboios, táxis e bicicletas, para além de prever a respetiva integração tarifária

A Transdev Portugal, o CEiiA e a Câmara Municipal de Aveiro vão desenvolver, visando a sua implementação, um projeto piloto para testar a solução MaaS (Mobility-as-a-Service), uma aplicação que vai integrar a oferta dos vários meios de transporte no concelho de Aveiro - autocarros, comboios, táxis e bicicletas -  além de prever também a respetiva integração tarifária.

O projeto foi anunciado por Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, no decorrer do seminário #PACE, organizado pela Transdev Portugal em Aveiro, onde foi realizada uma demonstração da aplicação MaaS num pequeno circuito exterior que permitiu perceber como funciona o estacionamento, a reserva de bicicleta ou a compra de viagens em autocarro elétrico.

"Vamos avançar com o projeto piloto para testar esta inovadora solução de mobilidade em Aveiro ainda em 2019. Defendemos uma mobilidade personalizada, capaz de aliar o transporte coletivo a soluções de transporte a pedido, para melhor responder às necessidades e ao conforto de cada passageiro. Com o MaaS, esperamos explorar com a máxima eficácia a complementaridade dos vários modos de transporte", avançou Pierre Jaffard, CEO da Transdev Portugal e Espanha.

Tanto a Transdev como o Ceiia têm experiência no desenvolvimento de soluções MaaS, contando já com aplicações implementadas, e vão agora unir as tecnologias que ambas desenvolveram para produzir uma solução para este projeto em Aveiro.

"Com o MaaS, os aveirenses poderão planear as suas necessidades de mobilidade, aceder a informação de mobilidade em tempo-real, reservar e pagar por estacionamento ou utilizar pontos de carregamento, alugar uma bicicleta partilhada ou apanhar o autocarro local ou o comboio através de uma única subscrição", explicou André Dias, Head of Intelligent Systems Unit no CEiiA.

"Com a devida articulação com outros projetos que temos em desenvolvimento, nomeadamente o 'Aveiro STEAM City' e o 'Card4all', estamos a trabalhar com a Transdev e com o CEiiA para oferecer soluções de gestão de mobilidade para os cidadãos, fáceis e com a integração gradual de todos os modos de transporte, numa lógica que soma à oferta de serviços com qualidade uma plataforma de gestão que integra os vários modos e permite uma utilização simples e pela integração das operações e também no pagamento. Ao mesmo tempo vamos continuar a apostar e a investir na introdução no modo elétrico e na promoção dos modos suaves de mobilidade”, avançou José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.

No seminário #PACE, um espaço de reflexão sobre as novas tendências de mobilidade, a Transdev reuniu especialistas nacionais e internacionais da área, com o intuito de demonstrar aos municípios portugueses as vantagens das mais avançadas soluções de mobilidade de que dispõe nos mais de 20 países em que o Grupo Transdev está presente e onde um universo de 83 mil colaboradores opera e desenvolve 13 modos de transporte, mais de 100 redes urbanas, 50 redes interurbanas e 22 redes de metro ligeiro.

No que respeita ao futuro da mobilidade, o Grupo Transdev defende uma estratégia que classifica como assente no conceito PACE - Personalizada, Autónoma, Conectada e Elétrica. Assim, no seminário #PACE, além da apresentação da solução tecnológica MaaS, foram também apresentados, entre outros, os projetos Transdev na área da mobilidade autónoma e elétrica.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.