SMART CITIES
5G Mini Bus percorre cidade de Aveiro

5G Mini Bus percorre cidade de Aveiro

A Altice Portugal e a Ericsson juntaram-se no desenvolvimento de um 5G Mini Bus, um veículo e condução autónoma que teve a oportunidade de circular pela cidade de Aveiro no passado dia 8. O Caso de Uso 5G Mini BUS será apresentado pelas empresas no Techdays Aveiro 2018, que decorre de 11 a 13 de outubro

O 5G foi um dos temas centrais do TechDays em 2017 e este ano volta a estar em grande destaque. O Techdays Aveiro 2018 acontece já nos próximos dias 11 a 13 de outubro, e receberá universidades, Centros de Interface Tecnológico (CIT) e quatro “clusters”nacionais, apresentarão, no total, mais de 80 projetos de investigação e desenvolvimento.

Materializando a tecnologia como fator de desenvolvimento económico e atração de negócios, o Caso de Uso 5G Mini Bus resulta de uma parceria tecnológica entre a Altice Portugal e a Ericsson e traduz a convivência entre o 5G, próximo marco fundamental na evolução das comunicações móveis, e a Inteligência Artificial já latente neste Mini Bus, proporcionando-lhe autonomia de condução.

O Caso de Uso 5G Mini Bus, que resulta ainda do contributo dos parceiros da Ericsson, CarMedia e EasyMile, que fornecem a interface multimédia e o veículo autónomo, consiste num transporte com autonomia e capacidade para seis pessoas que terão acesso à plataforma de gestão de conteúdos Ultra TV, desenvolvida pela Altice Labs, em parceria com a Universidade de Aveiro, e poderão interagir com aplicações e aceder a serviços municipais e a imagens apelativas da cidade de Aveiro, evidenciando a mobilidade e a autonomia aportadas pela tecnologia.

Além da IA, que será o cérebro dos veículos em substituição do condutor de hoje, fatores como a fiabilidade, securização, capacidade e latência da rede de comunicações serão determinantes para o sucesso do 5G. A combinação de ambos os fatores permitirá aos ocupantes dos veículos, também como no Caso de Uso 5G Mini Bus, ocuparem-se com atividades lúdicas ou profissionais no decurso das suas deslocações. Poder-se-ão realizar videoconferências e outras tarefas executivas, assim como aceder a conteúdos de lazer ou educacionais.

“A Altice Labs, para além de outros projetos do H2020, com parceiros europeus, lidera o consórcio do Projeto Mobilizador Nacional do Programa P2020 que envolve várias dezenas de instituições académicas e empresariais e conta com 6 milhões de euros de investimento com o objetivo de investigar, desenvolver e criar produtos e serviços de referência para as futuras redes 5G e verticais de negócio associadas. O projeto pretende, igualmente, operacionalizar e disponibilizar nacionalmente uma plataforma de integração, teste e demonstração de ecossistema 5G que facilitará a criação de novos serviços e aplicações que terão o 5G como suporte. Os veículos autónomos que beneficiarão da tecnologia 5G para a sua mais rápida introdução no mercado, vêm criar diversas disrupções para as quais surgem espaços de oportunidade para novos negócios e novas atividades. O Caso de Uso 5G Mini Bus que trazemos para Aveiro em exclusivo com o nosso parceiro Ericsson é um dos exemplos que simboliza a capacidade da Altice, através da Altice Labs, antecipar o futuro”, refere Alcino Lavrador, diretor-geral da Altice Labs.

A apresentação do Caso de Uso 5G Mini Bus à cidade de Aveiro decorreu três dias antes do arranque do Techdays Aveiro 2018, que a Altice Labs patrocina pelo terceiro ano consecutivo enquanto Main Sponsor.

“A apresentação, em primeira mão à cidade de Aveiro, do Caso de Uso 5G Mini Bus, é sintomática de um posicionamento de vanguarda deste município, que vê na tecnologia um incontornável ativo de desenvolvimento económico. Poder antecipar, ao lado de parceiros tecnológicos de referência como a Altice Portugal e a Ericsson, o futuro da cidade de Aveiro, é dar um contributo para a história e a capacidade competitiva do próprio país”, comenta Ribau Esteves, Presidente da Câmara de Aveiro.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.